Home > Dicas

Baixe e converta vídeos do YouTube e capture screenshots do conteúdo

Software faz o download e converte sozinho para o formato selecionado; veja também como tirar fotos dos vídeos instalados no PC.

Nando Rodrigues, editor da PC World

04/04/2008 às 20h00

youtube150.jpg
Foto:

youtube_150Muita gente baixa vídeos que encontra nos sites de compartilhamento e ao tentar executá-los a partir do PC descobre que o formato desses arquivos, em geral .flv, não é compatível com player que se tem – para quem só usa os aplicativos da Microsoft, o Windows Media Player.

Existem vários utilitários que permitem baixar tais vídeos, como o Downtube e o  VDownloader, por exemplo. O arquivo baixado, no entanto, mantém o formato original o que pode dificultar sua reprodução.

Mas existe um aplicativo bacana, chamado My Youtube Converter que faz tudo sozinho e deixa os vídeos baixados prontos para serem reproduzidos por praticamente qualquer software de reprodução de vídeos e dispositivo portátil.

Depois de baixar e instalar o My Youtube Converter, abra o programa, clique em Settings e defina a pasta temporária (Temp Folder) que será utilizada pelo programa para armazenar o vídeo baixado antes da conversão, bem como o local onde o arquivo convertido deverá ser salvo (Destination Folder), além do formato final desejado (Video Format). Clique em Ok.

snap_video_001

O trabalho do software é realizado em duas etapas. Primeiro, ele faz o download do arquivo de vídeo a partir do site de compartilhamento, por exemplo, o YouTube ou Google Video – é necessário fornecer a URL, salvando-o na pasta temporária.

++++

A seguir, e sem que o usuário precise intervir, a conversão é realizada para o formato selecionado e o arquivo de vídeo final salvo na pasta indicada.

Clique no botão Add URL. Na caixa de diálogo, copie a URL da página onde o vídeo está hospedado para a linha de comando e clique em Ok.

snap_video_002

Uma entrada será adicionada na janela principal do conversor que vai mostrar o andamento do processo (primeiro o download, depois a conversão).

Uma vez finalizado o processo, a coluna Status vai mostrar Ok. Você encontrará o vídeo convertido na pasta selecionada acima. Para reproduzi-lo, basta um clique duplo sobre o nome do arquivo na coluna Name.

++++

Como fazer snapshots de vídeos no PC
Caso queira capturar imagens estáticas dos vídeos que tem no PC pode utilizar outro utilitário legal. O VLC Media Player é um tocador capaz de reproduzir praticamente qualquer tipo de arquivo de vídeo e que oferece uma funcionalidade específica para capturar imagens estáticas a partir de clipes de vídeo.

Baixe, instale e rode o VLC Media Player no seu computador. Clique em Arquivo, Abrir e localize o vídeo que você deseja capturar imagens estáticas (snapshots). Clique em Ok.

snap_video_003

Quando o vídeo estiver sendo reproduzido, clique em Vídeo e, quando o clipe estiver no ponto desejado, clique em Snapshot.

Veja que ele vai mostrar uma pequena imagem sobre o canto superior esquerdo do clipe que está sendo reproduzido, mostrando a imagem que foi capturada. Utilize o botão Configuração para selecionar o formato de saída, bem como prefixo e onde as imagens capturadas devem ser salvas.

snap_video_004

Quem utiliza o Vista pode capturar imagens a partir de clipe de vídeo utilizando o Windows Media Player. Basta clicar no botão Print Screen e utilizar a imagem em seu editor de imagens preferido. Já os usuários do Windows XP podem ter problemas.

++++

Caso a imagem colada apresenta a tela toda preta, torna-se necessário ajustar a configuração do Windows Media Player.

Com o tocador aberto, pressione a tecla Alt, clique em Ferramentas, Opções, Desempenho e Avançado. Assegure-se de que a opção Usar sobreposições não esteja selecionada. Clique em Ok. Isso deve resolver o problema de tecla Print Screen.

snap_video_005

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail