Home > Dicas

Baixe livros eletrônicos para o seu iPad de graça

Com milhares de obras gratuitas, serviços como o Projeto Gutenberg são uma boa alternativa para a loja iBookstore da Apple

Macworld / EUA

11/04/2011 às 17h01

Foto:

O leitor Greg Jacobs está interessado em abastecer seu iPad com livros eletrônicos além dos disponíveis na loja iBookstore, da Apple. Ele escreveu com a seguinte dúvida:

“Eu viajo com uma certa frequência e quando estou na estrada sempre procuro por algo novo para ler. Há outras fontes baratas de livros, com exceção da iBookstore, que sejam compatíveis com o meu iPad?”

Bom, a opção menos cara que eu conheço (leia-se “grátis”) é o Projeto Gutenberg. Essa é uma ótima fonte para livros mais antigos cujos direitos autorais já expiraram. Atualmente, o projeto Gutenberg oferece mais de 33 mil títulos (a maioria em inglês). A iBookstore possui alguns dos mesmos livros do Gutenberg, mas nem sempre de forma gratuita. Exemplo: “Vinte mil léguas submarinas”, de Júlio Verne.  A edição mais barata à venda na iBookstore saía por US$ 0,99. Já no Projeto Gutenberg a obra estava disponível gratuitamente.

E é muito fácil baixar livros diretamente do Gutenberg para o seu iPad. Apenas abra o navegador Safari, vá até o site do projeto (Gutenberg.org), localize o livro que deseja, clique em seu link e selecione a opção para baixar sua versão ePub. Quando fizer isso,  serão oferecidas duas escolhas – Open In ou Open In iBooks. Toque na última opção e o livro será baixado e aberto no iBooks, onde agora está armazenado como parte da biblioteca de livros do iPad.

Essa dica também funciona com iPhones e iPods Touch capazes de rodar o aplicativo iBooks.

livrosgratisipad01.jpg

Vários serviços, como o Gutenberg, possuem livros no formato ePub, compatível com o iPad

Outras opções
Não há nada particularmente mágico, em um sentido técnico, no que o Projeto Gutenberg está fazendo. O "truque" está no fato de os aparelhos rodando a versão atual do iOS agora conseguirem salvar e carregar livros no formato ePub. Dito isso, você pode conhecer outros sites que oferecem livros nesse formato, como o MobileRead, epubBooks e o Feedbooks.

ibooks300.jpg

Lançada em 2010 pela Apple, iBooks não é a única opção para comprar livros no iPad

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail