Home > Notícias

Ballmer nega smartphone e diz que a Apple controla apenas “um nicho”

Em entrevista ao TechCrunch, o principal executivo da Microsoft afirmou que sua companhia quer oferecer em larga escala o software para esse tipo de dispositivo

Redação Macworld Brasil

25/09/2009 às 12h52

Foto:

Steve Ballmer, principal executivo da Microsoft, deu uma entrevista ao site TechCrunch, na qual falou sobre temas como o rumor sobre o lançamento de um smartphone da Microsoft e sobre a participação da Apple nesse mercado, entre outras coisas.

O Chief Executive Officer da Microsoft afirmou que a Apple lida bem com volumes menores de vendas, “nichos”(“eles vendem 30 milhões de iPods por ano, algo assim... Quando você salta para 300 milhões, 500 milhões, bilhões por ano, a verdade é que você precisará de vários pontos de produção, com muita inovação em sua cadeia de suprimento, para ter diversidade geográfica. E o que queremos com nosso software é oferecer grande volume).

Perguntado sobre “o iPhone da Microsoft”, o executivo afirmou que “quando você tiver um volume de 1,3 bilhão de smartphones vendidos por ano, o software mais vendido paras esses equipamentos será um programa oferecido por alguém que não produz seu próprio aparelho. Não queremos cruzar esse vale no curto prazo e perder a guerra no longo prazo. Por isso achamos que o campo do software é o lado certo para nós em matéria de grandes volumes”, descartando a produção do aparelho, pelo menos no momento. Recentemente, Ballmer tomou um iPhone das mãos de um de seus funcionários, jogou no chão e deu a entender que iria pisá-lo.

As vendas de smartphones devem superar as de computadores até o final de 2011, segundo um relatório da empresa de pesquisas RBC, divulgado em julho. Um analista da companhia, Mike Abramsky, estima que nesse momento as vendas de ambos os produtos estarão na casa dos 400 milhões de unidades por ano, com pequena vantagem para os celulares.

No segundo trimestre do ano as vendas mundiais do iPhone tiveram forte crescimento (mais de 500%), segundo o Gartner. Segundo o instituto de pesquisas, foram vendidos no período nada menos que  5,4 milhões aparelhos, contra 829 mil unidades comercializadas no mesmo período de 2008. No Brasil, o crescimento nas vendas foi de 141% no segundo trimestre do ano.

Confira no vídeo abaixo trechos da entrevista (em inglês) feita pelo TechCrunch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail