Home > Notícias

Ballmer: Windows 7 é plataforma convergente para PC, TV e celular

Na visão do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, o novo sistema operacional é a ferramenta para integrar os três equipamentos.

IDG News Service/ EUA

08/01/2009 às 12h48

Foto:

CES2009--SELO-PEQUENO.jpg A palestra de Steve Ballmer, Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft, durante a Consumer Electronics Show (CES) é um bom indicador da direção que a companhia deve seguir nos próximos anos.

A empresa, outrora focada na experiência dos usuários e seus computadores, parece acreditar cada vez mais na integração dos PCs com os smartphones e a TV digital. E essa integração, claro, só será possível graças ao sistema operacional Windows, atualmente presente em pouco menos de 90% dos computadores.

Em sua apresentação, Ballmer insistiu várias vezes no conceito que ele chama de "computação de três telas": o computador, o smartphone e a televisão. "Agora existe uma visão mais ampla", disse Ballmer. "E a Microsoft está transformando o Windows em um sistema operacional voltado para computadores em uma plataforma que engloba o telefone, a TV e a 'nuvem' (uma referência à 'cloud computing').

Para o executivo, a TV passará por uma grande mudança. "Nos próximos anos, veremos as TVs se tornando mais sofisticadas e conectadas e veremos as fronteiras entre os televisores e os computadores desaparecerem", disse. Apesar de a convergência entre os dois aparelhos não ser uma ideia nova, Ballmer vê algumas coisas se concretizando, como a possibilidade de baixar filmes - um recurso presente em modelos expostos durante a CES 2009.

Por outro lado, o CEO ressaltou que o PC mantém um papel "crítico" na visão da Microsoft. Por isso mesmo, a companhia está investindo para tornar o Windows 7 mais rápido e eficiente no uso de recursos do computador, incluindo no consumo de energia. Segundo o executivo, o PC vai evoluir e reconhecerá vozes, movimentos e os rostos de seus usuários. "Nos próximos anos, o computador vai ver e ouvir as pessoas", disse. CES2009_SELO-VOLTAR.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail