Home > Notícias

Banda larga 3G representa um terço das reclamações em telefonia

Serviço Reclame Aqui registra aumento de 192% em reclamações sobre telefonia em um ano. Saiba mais no Podcast IDG Now!.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

18/05/2009 às 19h12

Foto:

Os serviços de banda larga 3G representaram 32% (13.732) das reclamações sobre telefonia registradas de janeiro a maio deste ano. Em relação ao segundo semestre de 2008, o volume aumentou 95%, revela o site Reclame Aqui, serviço que abre espaço para a defesa de consumidores na internet.

Serviços de telefonia móvel e fixa registraram 42.890 reclamações de
consumidores online entre janeiro e maio deste ano, um crescimento de
192,2% em relação ao total de 14.678 reclamações registradas de janeiro
a maio de 2008.

Mais sobre a pesquisa
O segmento de telefonia móvel registrou 78% das reclamações (33.454) contabilizadas no ReclameAqui. A operadora TIM ficou em primeiro lugar com 31% das reclamações, a Claro foi alvo de 22% dos registros, a Vivo ficou em terceiro, com 20% das reclamações, e a Oi, na quarta posição, recebeu 14% das reclamações.

A velocidade de contratação dos planos 3G recebe o maior volume de reclamações em telefonia móvel (39%). Em segundo lugar, estão reclamações sobre planos de minutos com bônus (22%) e em terceiro, ofertas de chamadas com taxas reduzidas (12%).

No setor de telefonia fixa, que representou 22% das reclamações registradas pelo site (9.436 no total), a Telefônica liderou o volume de reclamações em 39% dos casos, seguida pela Brasil Telecom (31%), Embratel (14%), GVT (8%) e outras (8%).

Os dados também devem considerar o crescimento no volume de usuários cadastrados do Reclame Aqui, que saltou de 372 mil, em maio de 2008, para mais de 1,48 milhão em maio do ano passado. O serviço foi criado em 2005.

pcw_logo_twitter_73.jpg

> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail