Home > Notícias

Banda larga satelital ganha 20 mil novos pontos até junho de 2009

Medida vai aumentar planta instalada em mais de sete vezes e permitir que comunidades isoladas tenham acesso à web, diz Minicom.

Redação do IDG Now!

25/04/2008 às 14h28

Foto:

Mais de 20 mil pontos de conexão de internet banda larga via satélite (sem fio ou wireless) vão ser instalados no País até junho de 2009. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/04) pelo diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, durante o pregão presencial organizado pelo ministério.

Segundo ele a medida vai permitir que comunidades isoladas tenham acesso à internet banda larga. “Locais como áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, onde a banda larga terrestre não chega, vão ser beneficiadas. Vamos promover a inclusão social deles através da tecnologia”.

Durante o pregão empresas provedoras de internet via satélite apresentaram propostas que vão ser analisados. Os aprovados vão entrar na fase final do pregão, onde as empresas começam a baixar os preços para serem as contratadas.

Dois lotes foram disponibilizados: um exclusivamente para a região nordeste e outro para as demais regiões. Cada contrato vai ter a duração de quatro anos. Lima, que também é o coordenador do Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), programa do governo federal, acredita que em junho deste ano os contratos já vão estar assinados e que devem ser gasto cerca 450 milhões de reais.

“Depois de assinado o contrato temos quatro meses para começar a instalação em todos os estados Brasileiros”, disse. Atualmente 3,5 mil pontos de conexão banda larga via satélite já estão instalados em 2,2 mil municípios brasileiros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail