Home > Notícias

Base de usuários ativos de internet aumentou 35% no Brasil

Pela primeira vez, Ibope informa acesso no trabalho. Tempo de navegação, com nova metodologia, cresce 59%. País mantém liderança.

Ralphe Manzoni Jr., do IDG Now!

10/06/2009 às 18h32

Foto:

O número de usuários ativos da internet no Brasil cresceu 35% em maio, com a inclusão da medição da navegação no trabalho, de acordo com dados do Ibope Nielsen Online, conseguidos com exclusividade pelo IDG Now!.

Em maio, 34,5 milhões de pessoas acessaram a internet do domicílio e do local de trabalho. Se fosse considerado apenas a navegação residencial, este número seria de 25,5 milhões de pessoas.

O número de horas navegadas também dá um salto de 59% com a nova
medição, passando de 25 horas e 43 minutos para 40 horas e 41 minutos mensais. Com
isso, o Brasil permanece na liderança do ranking de horas navegadas, à
frente dos Estados Unidos, Reino Unido e França, países nos quais a
Nielsen também mede a audiência do trabalho e de casa.

“Quem mais se beneficiou com a nova medição foram os sites de notícias, os financeiros e os regionais”, afirma Fábia Juliasz, diretora executiva do Ibope Nielsen Online. Usuários ativos da internet são aqueles que navegam pelo menos uma vez de casa ou do local de trabalho no mês.

O número de pessoas com acesso à internet e no trabalho é de 44,5 milhões, 10,7% a mais do que se fosse considerado apenas quem navega de casa. Este índice considera o número total de internautas, incluindo aquelas que não navegaram na internet no último mês.

A estimativa do Ibope Nielsen Online é de que exista 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, incluindo residência, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros.

"Este é um trabalho fundamental para o mercado", diz Guilherme Ribenboim, presidente do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), entidade que representa veículos e agências online.

Em sua visão, os dados aumentam a capacidade de entender como o usuário se comporta na internet. "O efeito mais positivo é quando começarmos a fazer uma análise qualitativa dos dados", afirma.

Metodologia
Com o início do monitoramento da navegação da internet no local de trabalho, o Ibope Nielsen Online ampliou o número de pessoas que fazem parte de seu painel de colaboradores. A quantidade de colaboradores passa de cerca de 6 mil pessoas para 14.562 em maio.

É com um software instalado no computador dessas pessoas que o Ibope detalha o comportamento e os hábitos dos usuários de internet no Brasil.

A partir do próximo mês, o Ibope espera aumentar o painel para 18 mil participantes, informa Fábia Juliasz. Ela afirma que foram investidos milhões de reais, desde dezembro, para o Ibope medir o ambiente de trabalho, sem citar o número exato.

O número de subdomínios informados com audiência completa passa de cerca de 1.091 para 3.701.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail