Home > Notícias

BBB10, Os Solitários e A Fazenda movimentaram 170 mil tweets

E.Life diz que 93% deles foram dedicados ao reallity show da Rede Globo. TweettmMeter pode indicar origem geográfica de posts.

Redação do IDG Now!

23/02/2010 às 16h55

Foto:

Os recentes reality shows da TV brasileira movimentaram 170 mil tweets no período de 12/1 a 7/2, com o Big Brother Brasil 10 sendo responsável por 93% deles, divulgou a empresa de monitoramento web E.Life nesta terça-feira (23/2). 

De acordo com o levantamento, realizado com ajuda da ferramenta TweetMeter, o programa da Rede Globo gerou mais de 158 mil tweets. O reality show “A Fazenda”, da Rede Record, foi tema de 10,3 mil tweets, ou 6% do total. Em terceiro lugar, o programa “Os Solitários”, do SBT, movimentou aproximadamente 1.700 tweets (1% do total).

A medição foi efetuada com o TweetMeter, ferramenta de análise criada pela E.Life com base nas APIs divulgadas pelo Twitter. “As APIs dão acesso a uma série histórica de tweets que seria impossível de obter com uma consulta comum”, explica o principal executivo de tecnologia da E.Life, Jairson Vitorino.

Dados adicionais
O estudo da repercussão de reality shows poderia ser ampliado com a manipulação de informações adicionais fornecidas pelo Twitter, lembra Vitorino. “É possível usar dados de localização e de quantidade de retweets por pessoas com mais seguidores, como forma de medir o impacto da mensagem”, diz.

O desafio, afirma diz o executivo, é escolher os termos de seleção das mensagens, para não incluir na análise tweets alheios ao tema. No caso, foram selecionadas palavras contextuais para refinar a base de dados. “No caso do BBB foi mais fácil, pois o termo não é ambíguo”, analisa Vitorino.

Atualmente o TweetMeter é utilizado no monitoramento de cerca de mil marcas comerciais. Além da América Latina, a E.Life comercializa o serviço em Portugal, Espanha e Alemanha e, por meio de representantes, na França e na Inglaterra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail