Home > Notícias

Belém (PA) terá centro de reciclagem de computadores no 1º semestre

No CRC, PCs velhos ou com problemas são reciclados para inclusão digital. Jovens carentes aprenderão a consertar máquinas.

Redação do IDG Now!

27/01/2009 às 9h57

Foto:

No primeiro semestre de 2009, o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da região Norte será inaugurado em Belém, capital do Pará. Ali, computadores velhos ou com pequenos problemas são reciclados para uso em projetos sociais ou de inclusão digital.

O novo CRC é parte do programa federal Computadores para Inclusão e precisará de 500 mil reais em investimentos, parte investida pelo Ministério do Planejamento - 400 mil reais - e parte pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) do Pará - 100 mil reais.

A unidade será instalada na sede da ONG (organização não-governamental) Emaús. O governo federal cuidará das despesas para adequar o espaço físico, formar profissionais e transportar equipamentos.

O governo paraense concederá bolsas aos jovens participantes e cuidará da manutenção do CRC, que será integrado ao programa Navegapará, do governo estadual, que combate a exclusão digital no Estado.

O centro beneficiará cerca de 60 jovens de baixa renda, que aprenderão a consertar computadores no curso oferecido na unidade.

Os interessados em doar computadores ou peças podem se cadastrar no site Computadores Para Inclusão.

Atualmente, Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP), Gama (DF) e Belo Horizonte (MG) possuem unidades do programa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail