Home > Notícias

Beta do Firefox 4 para smartphones Android já está disponível

O lançamento inclui um recurso que sincroniza as abas, os históricos e os favoritos da versão para PC e para o smartphone.

IDG News Service

08/10/2010 às 9h22

Foto:

A Mozilla lançou na última quinta-feira (08/10) a primeira versão beta do Firefox 4 para smartphones rodando Android e para o aparelho Nokia N900, com o sistema operacional móvel Maemo, afirmou o blog da companhia na última quinta-feira (8/10).

O lançamento inclui um recurso chamado Sync, que sincroniza as abas, os histórico, os favoritos e as senhas entre a versão tradicional do navegador para PC e a voltada para dispositivos móveis. Para testá-lo é necessário utilizar a versão 2.0 ou superior do sistema Android, espaço mínimo de 40 MB de memória interna e um processador ARMv7.

Aparelhos como o Nexus One, HTC Desire, EVO 4G e Milestone 2 rodaram perfeitamente o aplicativo. Outros como o Milestone, Dext, BackFlip e o badalado Samsung Galaxy S também não devem apresentar problemas, de acordo com uma lista de telefones compatíveis no site da Mozilla.

Para melhorar a velocidade e a capacidade de resposta, o navegador roda sua interface em um processo separado da renderização do conteúdo na web. A divisão permite que o Firefox reaja mais rapidamente enquanto as páginas são carregadas.

O browser também inclui o que a companhia chama de Awesome Screen, permitindo ao usuário acessar o recente histórico de navegação, os bookmarks e as abas com apenas um clique na barra de endereços. Outro recurso interessante é que a própria tela inicial mostra as últimas abas abertas pelo internautas, além de sugerir add-ons para personalizar o browser. 

A equipe de desenvolvimento da Mozilla não comentou sobre a data de lançamento da versão final. 

Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail