Home > Notícias

Beta do Internet Explorer 8 chega em agosto, diz Bill Gates

Executivo abre o evento TechEd falando de aposentadoria, futuro de software e se despede de desenvolvedores.

IDG News Service/EUA

03/06/2008 às 13h22

Foto:

Prestes a se aposentar em 1º de julho, Bill Gates fez seu último discurso público para desenvolvedores, ainda como chairman da Microsoft, nesta terça-feira (03/06).

Gates começou sua carreira como desenvolvedor há 33 anos, quando foi um dos co-fundadores da Microsoft, e os desenvolvedores do sistema operacional Windows formam o time responsável pelo poder que a empresa exerce hoje no mercado de desktops.

Leia também:

> Windows XP vai até 2010 em PC popular
> Fotos: veja os novos recursos do Windows 7
> Blog: o Windows e os piratas do Silicon Valley
> Bill Gates mostra Touch Wall
> Veja o Microsoft Surface

"O sucesso da Microsoft realmente se deve a nosso relacionamento com os desenvolvedores" disse Gates na abertura do evento TechEd Developers.

Gates falou brevemente sobre sua aposentadoria em 1º de julho, quando dedicará mais tempo à Fundação Bill e Melinda Gates, chamando o processo de “um pouco abrupto."

"Vou me colocar em um novo território", disse Gates. "Esta é a primeira vez que realmente mudo minha carreira desde que eu tinha 17 anos de idade. Estive completamente imerso em software."
++++
Há mais de 30 anos, Gates tem sido a cara da Microsoft e o responsável por divulgar sua visão do futuro. Nesta terça-feira, o executivo manteve seu papel junto à comunidade de desenvolvedores, apresentando futuros direcionamentos para o desenvolvimento de aplicações e serviços, sendo este último um tópico de interesse mais recente da companhia.

Gates apresentou os próximos passos da Microsoft em modelagem de aplicações, que integra o projeto Oslo, plano de desenvolvimento de aplicações da Microsoft para facilitar a criação de SOAs (service-oriented architectures). A primeira demonstração prática do Oslo para desenvolvedores está prevista para Outubro, na Professional Developers Conference, disse Gates.

Beta 2 do IE 8 em agosto

No segmento de serviços, Gates articulou e forma mais clara os planos da Microsoft para competir com empresas como Google e Amazon.com, na oferta de data centers maiores para serviços de hospedagem.

"Estamos fazendo tudo no nível do servidor e dizendo que teremos um serviço que espelhe exatamente aquilo", explicou Gates. "Isso exige que pensemos em data centers em uma escala na qual nunca pensamos antes... [para criar] um mega data Center, que somente a Microsoft e poucos outros terão."

A nova versão do browser Internet Explorer (IE) também ganhou destaque no discurso de Bill Gates. Segundo ele, a versão beta 2 do IE 8 estará disponível em agosto.
++++
"Developers, developers, developers..."
A tecnologia de interação entre o homem e a tecnologia, que ganhou força com o anúncio de funções multi-touch no futuro Windows 7, na semana passada, também foi tema do discurso de Gates, assim como sua visão sobre interfaces de reconhecimento de voz para tablet PCs e ultraportáteis

Outra tecnologia futurista promovida por Gates na Microsoft é a robótica. No final de sua apresentação no TechEd, Gates chamou ao palco um candidato a Ph.D. do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para apresentar o "Ballmer-bot", um robô criado para imitar Steve Ballmer, Chief Executive Officer da Microsoft e braço direito de Gates.

"Developers, developers, developers, developers" repetia o robô criado com o Robotics Developer Studio, da Microsoft, fazendo uma homenagem a uma das famosas performances de Ballmer ao incentivar funcionários da Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail