Home > Notícias

Beta do Opera 11 tem função para agrupamento de abas

Desenvolvedora apresentou ainda outros novas funcionalidades que integrarão o navegador, que está 30% menor.

Redação do IDG Now!

23/11/2010 às 13h59

Foto:

O primeiro beta do Opera 11, nova versão do navegador open source, trará um recurso de agrupamento de guias. Dessa forma, o usuário terá mais facilidade para organizar as abas abertas, por site ou por tema escolhido.

Segundo a Opera Software ASA, responsável pelo desenvolvimento do browser, o uso do novo recurso é intuitivo. Basta que o usuário arraste uma guia em cima da outra. Logo depois, ao passar o mouse em cima do grupo de abas, fará com que o mesmo se expanda em um formato de pré-visualização. E ao clicar na seta de expansão, ocorre um desmembramento ao longo da barra de guias para visualização.

Para visualizar o funcionamento do processo, confira o vídeo abaixo:

 

"As guias são a característica mais popular nos navegadores de hoje", disse Jan Standal, vice-presidente de Produtos para Desktop, Opera. "Como muitos de nós manuseamos dezenas ou mesmo centenas de guias abertas, precisávamos de uma maneira de simplificar o gerenciamento delas”.

Extensões
O Opera 11 também trará add-ons que, de acordo com seus desenvolvedores, melhorarão a performance do navegador. Nas três semanas desde que as extensões foram inseridas na versão alpha do Opera 11, mais de 500 mil add-ons foram baixados. Até o momento, os desenvolvedores apresentam entre 10 e 20 novas extensões diariamente.

O catálogo total das extensões disponíveis até o momento pode ser visualizado nesta página.

Entre outros recursos presentes no beta do Opera 11, podemos destacar:

- uma nova interface visual que destaca caminhos do mouse e ajuda a orientar o usuário à descobrir e dominar atalhos. A lista completa do recurso  - intitulado Gestures - está disponível neste link.

- a barra de endereços passa a ocultar informações consideradas desnecessárias e coloca o status de segurança de cada página na frente e no centro das mesmas.

- agora, os icones passam a explicar o estado de segurança do site, dando aos usuários informações claras sobre as páginas que visitam.

- os plug-ins podem ser ajustados para carregar sob demanda. Segundo a Opera Software, isso pode dar melhorar o desempenho do navegador em até 30%

- extensões e aplicações do Opera Unite são atualizadas automaticamente através do mecanismo de atualização do Opera.

-  uma nova barra de favoritos que substitui a barra pessoal do Opera possibilita que os marcadores fiquem a um clique de distância

- A Opera Software afirma ainda que o Opera 11 é 30% menor do que o Opera 10.63, apesar da adição de novos recursos

O Opera 11, versão alfa, pode ser baixado aqui (apenas em inglês).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail