Home > Notícias

Beta do v.Clone, da Iomega, leva virtualização para usuário final

Software usa drives portáteis da Iomega para criar uma imagem executável do PC ou notebook do usuário para qualquer PC.

Nando Rodrigues, da PC World*

26/02/2010 às 17h05

Foto:

Lançado no CES 2010 em Las Vegas, a Iomega liberou para download gratuito o v.Clone beta, ferramenta para virtualização voltada para usuário final que permite, a partir de um HD externo Iomega criar uma imagem executável de um PC que pode ser usada em outro computador. A partir de março, a ferramenta virá instalada nos drives portáteis Iomega USB 2.0.

Desenvolvido pela EMC em conjunto com a VMware. o v.Clone cria um clone virtual do sistema operacional da máquina original, dos aplicativos e das configurações pessoais do usuário e dos dados, que serão armazenados em um drive externo Iomega (só funciona pela interface USB). O v.Clone é compatível tanto com Windows quanto com Mac. Assim, quem usa um computador para trabalhar e outro em casa, pode reproduzir o ambiente do desktop da empresa no PC ou notebook que tem em casa. 

Leia também: 
>> VMware Go é opção de virtualização para pequena empresa
>> Virtualização está na pauta de uma em cada três organizações em 2010
>> Erros comuns na virtualização de desktops

Para ter acesso à máquina virtual, basta conectar o drive no PC cliente, que precisa permitir a instalação de um aplicativo cliente (o v.Cloner player) - seu uso em lan houses ou cibercafés, por exemplo, pode não ser permitido).

A ferramenta inclui função de sincronização para assegurar que os dados estejam atualizados em no sistema original.

O v.Clone possui dois níveis de segurança para os dados do sistema virtual. O primeiro, por senha, vem embutino na própria ferramenta - os dados só poderão ser acessados depois de fornecida a senha correta. E os drives da Iomega da série eGo Encrypt e Encrypt Plus para criptografia das informações gravadas nele.

*O jornalista viajou a Petrópolis (RJ) a convite da EMC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail