Home > Notícias

Versão beta do Fedora 13 está disponível para download

Distribuição Linux tem novas ferramentas para facilitar o dia-a-dia do usuário doméstico e o trabalho de desenvolvedores

Rafael Rigues

13/04/2010 às 18h54

Foto:


A equipe de desenvolvimento do projeto Fedora anunciou o lançamento do primeiro beta da próxima versão de sua distribuição Linux. O Fedora 13, codinome Goddard (em homenagem Robert Hutchings Goddard, pai dos foguetes modernos), terá melhorias tanto para os usuários finais, facilitando tarefas corriqueiras, como para os desenvolvedores de software.
 
Para os usuários finais a principal novidade é a automação de passos necessários para executar tarefas corriqueiras como instalar uma impressora USB, ouvir músicas em MP3 ou abrir um arquivo compactado em um formato incomum. Nesta nova versão o software PackageKit baixa e instala automaticamente drivers e utilitários necessários para a conclusão da tarefa, poupando tempo e evitando frustração.
 
Já para os programadores um dos destaques é a inclusão de um ambiente de desenvolvimento Python 3 completo, instalado em paralelo com o ambiente Python 2.6 tradicional, permitindo que os desenvolvedores criem e otimizem seus programas para a próxima geração da linguagem, sem perder a compatibilidade com código e ferramentas atuais e suavizando o processo de migração.
 
Também há novidades para os administradores de sistemas, com a inclusão do "Zarafa", um software de groupware que é alternativa ao Microsoft Exchange, com e-mail, calendários e outras ferramentas de colaboração para uso com clientes Microsoft e Linux. O Zarafa tem uma interface web prática, familiar e confortável e suporte aos protocolos POP/IMAP, entre outros, além de ferramentas para integração com os serviços Linux existentes.
 
O beta do Fedora Core 13 pode ser baixado gratuitamente (em versões para processadores de 32 e 64 Bits) no endereço http://fedoraproject.org/get-prerelease. De acordo com o cronograma oficial de desenvolvimento, a versão final do Fedora Core 13 deve ser lançada em 18 de Maio deste ano.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail