Home > Notícias

Bill Gates não é mais o homem mais rico do mundo, segundo lista da Forbes

Líder da lista por 13 anos, Gates vê Warren Buffett assumir a ponta graças à queda nas ações da Microsoft após proposta de compra do Yahoo.

Por IDG News Service, Taiwan

06/03/2008 às 8h53

Foto:

O fundador da Microsoft Bill Gates caiu para a terceira posição na edição 2008 da lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes após 13 anos na liderança, com a proposta de compra do Yahoo sendo grande responsável pela quedam, afirmou a publicação nesta quarta-feira (05/03).

A revista culpou o declínio de Gates à queda nas ações da Microsoft do dia em que empresa anunciar uma proposta não solicitada para comprar o Yahoo por 44,6 bilhões de dólares ao dia em que a Forbes fez as medições financeiras, duas semanas depois.

Caso as ações da Microsoft não tivessem caído tanto, Gates estaria em próximo ao investidor Warren Buffett na liderança da lista por mais um ano.

Buffett assumiu a liderança da lista com uma fortuna estimada em 62 bilhões de dólares, enquanto o magnata das telecomunicações no México Carlos Slim Helu apareceu em segundo, com 60 bilhões de dólares.

A fortuna de Gates, com a queda nas ações da Microsoft, ficou perto dos 58 bilhões de dólares.

A Microsoft ajudou a colocar Mark Zuckerberg, o bilionário mais novo na lista da Forbes. O fundador da rede social Facebook tem cerca de 1,5 bilhão de dólares, segundo a revista, em cálculo baseado no investimento de 250 milhões de dólares que a Microsoft fez por 1,6% da rede no ano passado.

Com sua fortuna, Zuckerberg ficou na 785ª posição na lista da Forbes.

Entre os bilionários envolvidos com tecnologia, destacam-se Larry Ellison, CEO e fundador da Oracle, que caiu três posições na lista e aparece em 2008 na 14ª posição. O co-fundador da Microsoft, Paul Allen, caiu para o 41º lugar do 19º registrado em 2007.

Os fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page aparecem na 32ª e 33ª posições no ranking, com fortunas estimadas em 18,7 bilhões de dólares e 18,6 bilhões de dólares, respectivamente.

Os outros dez bilionários que ocupam os dez primeiros lugares na lista são basicamente das indústrias de matéria prima e commodities, segundo a Forbes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail