Home > Notícias

Bit.ly aposta em estatísticas e integração com Twitter

Encurtador de URLs permite publicar tweets diretamente a partir de uma página web; estatísticas incluem país e origem do clique.

Redação do IDG Now!

03/05/2010 às 19h04

Foto:

O serviço encurtador de endereços web Bit.ly estreou um novo layout nesta segunda-feira (3/5), com ênfase em ferramentas para compartilhamento de links e análise de acesso.

As novidades incluem uma janela de acesso rápido, chamada Sidebar, que, além de encurtar o link, permite sua publicação diretamente no Twitter; uma seção de estatísticas, com dados numéricos e geográficos sobre os cliques; e um histórico que permite recuperar links apagados.

 

bit-ly-sidebox-300

As mudanças foram organizadas pelo Bit.ly em quatro tópicos: Encurtar, Compartilhar, Rastrear e Gerenciar.

O serviço de encurtamento está disponível a partir da tela principal do site, enquanto as opções restantes são oferecidas a usuários registrados (o registro básico é gratuito).

Com o recurso de compartilhar, o usuário poderá cadastrar sua conta do Twitter. Se quiser compartilhar a página web aberta no navegador, bastará abrir o Sidebar - o nome da página e o link encurtado já estarão prontos para serem enviados ao microblog.

Assim que o link for publicado, o Sidebar mostrará, em tempo real, estatísticas sobre os cliques e as conversas mais recentes geradas no Twitter. Para obter mais estatísticas, basta encontrar o link desejado no histórico de links e clicar em 'More Info'.

Os dados disponíveis incluem um gráfico dos cliques ao longo do tempo, o desdobramento do total de cliques por país e por site de origem e uma lista mais ampla das conversas geradas pelo tuíte.

Jà na seção Manage (gerencie), o usuário pode pesquisar em seu histórico de links encurtados. As buscas podem  ser feitas por filtros e palavras-chave.

Como parte de sua estratégia de geração de receita, o Bit.ly trabalha na oferta do serviço Pro, para geração de endereços encurtados personalizados. Quem acessar o Sidebar a partir da leitura de um artigo do jornal The New York Times, por exemplo, verá como endereço encurtado começando com nyti.ms.

Segundo a empresa, o Pro ainda está em beta e tem sido oferecido a um número limitado de blogs e organizações de mídia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail