Home > Notícias

BitTorrent lança aplicativo de streaming de filmes e músicas

Com foco em distribuição de conteúdos de qualquer artista, plataforma possui diferentes modelos de cobrança. App chega primeiro ao Android.

PC World / EUA

23/06/2016 às 12h50

bittorrentnow_625.jpg
Foto:

Se você não tem prestado atenção no BitTorrent nos últimos anos e ainda associa a empresa com pirataria, seus planos de virarem uma companhia legítima de mídia pode te surpreender. Mas a BitTorrent, a empresa por trás do protocolo de compartilhamento via peer-to-peer de mesmo nome, acaba de lançar um aplicativo de streaming que já ganhou os artistas, músicos e cineastas. 

Chamado de BitTorrent Now, o novo aplicativo foca em artistas emergentes. Por isso, a descoberta de conteúdo é uma prioridade alta para a empresa. Para isso, possui uma equipe de curadores que recomenda projetos dentro do aplicativo, que também traz uma aba de “trending” sobre o que é popular entre os usuários do BitTorrent e nas redes sociais.

Você pode seguir seus artistas favoritos, navegar por gêneros diferentes, criar playlists, e sincronizar todo o seu conteúdo em diferentes aparelhos. Basicamente funciona de forma parecida com outros aplicativos de streaming que você conhece e usa diariamente.

Exceto que é muito diferente.

O BitTorrent Now, na verdade, é uma plataforma de distribuição para qualquer artista compartilhar seu trabalho da maneira que quiser. Qualquer pode enviar conteúdo para publicação e escolher a maneira como será distribuído.

Artistas novos podem criar “barreiras com e-mails” para que as pessoas precisem cadastrar seus e-mails para acessar as suas músicas. Artistas mais estabelecidos podem vender seus trabalho. E o BitTorrent também está introduzindo um modelo apoiado por publicidade que coloca anúncios pre-roll antes dos vídeos. E os artistas podem ganhar uma fatia de cada modelo: 90/10 em seu favor pelas vendas diretas e 70/30 na divisão por rendimentos com publicidade.

O modelo baseado em publicidade é um território novo para o BitTorrent. Por isso, a empresa está fazendo um programa piloto com cerca de uma dezena de parceiros para testar o terreno, incluindo nomes como o rapper Yung Jake, a produtora de filmes Oscilloscope Labs e o diretor Adam Bhala Lough.

Inicialmente o aplicativo está disponível apenas para Android, mas as versões para iOS e Apple TV chegam em breve, segundo a BitTOrrent.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail