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BlackBerry Bold chega ao Brasil

Aparelho multimídia da Research in Motion tem tela grande, 3G, Wi-Fi, GPS e começa a ser vendido no fim de agosto.

Henrique Martin, da Macworld Brasil

20/08/2008 às 13h54

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A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou hoje sua entrada no mercado brasileiro com o lançamento do modelo Bold, smartphone que será vendido pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo.

A RIM diz ter 16 milhões de usuários dos seus aparelhos e sistemas em todo o mundo, com 60% das vendas voltadas ao mercado corporativo e 40% ao consumidor final. O BlackBerry Bold é o primeiro aparelho multimídia da fabricante, que abriu seu escritório em São Paulo em 2007.

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O Bold é um aparelho com conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth e conta com câmera digital de 2 megapixels com flash, 1 GB de armazenamento interno (expansível com cartões microSD/SDHC), tela com resolução de 480 x 320 pixels e GPS integrado. Entretanto, o aparelho não vem com software de mapas - é preciso baixar o Google Maps, por exemplo, para utilizar o recurso.

A tela do Bold tem a mesma resolução do iPhone 3G, embora com tamanho menor. O aparelho também é capaz de gravar vídeos, recurso inexistente no aparelho da Apple.

Moacyr Queirolo, gerente de relacionamento com operadoras da RIM, afirmou que a RIM vê de modo positivo a chegada do iPhone 3G ao país. "Toda competição é muito bem-vinda. Qualquer contribuição de concorrente que traga atenção para a mobilidade de dados é excelente, e os consumidores vão escolher o melhor padrão", disse o executivo.

O BlackBerry Bold começa a ser vendido no final de agosto, e a fabricante informou que os preços serão fornecidos pelas operadoras, de acordo com o plano de dados escolhido pelo cliente.

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