Home > Notícias

Blackberry Curve 8520 chega ao Brasil

Nova versão do aparelho da RIM não tem recursos como plataforma Flash e conexão 3G, mas aposta em preço competitivo para atrair consumidores; BlackBerry vendeu mais que o iPhone no País no segundo trimestre

Monica Campi, PC World

30/09/2009 às 8h40

Foto:

Em evento realizado na terça-feira (29/09) a operadora de
telefonia Vivo e a Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry,
anunciaram a chegada do modelo Curve 8520 ao mercado brasileiro.

A nova versão tem alguns recursos a menos que o modelo Curve 8900,
como a falta de sistema GPS e de conexão 3G (a mesma fica a cargo a
tecnologia EDGE e Wi-Fi). Mas a grande mudança foi a substituição do
antigo trackball para navegação no aparelho, por um trackpad sensível
ao toque.

Suas dimensões são bastante similares aos antigos Blackberrys (10,9
cm de altura por 6 cm de largura por 1,3 cm de espessura), mas o Curve
8520 tem um corpo um pouco mais fino e com as laterais emborrachadas. A
câmera continua com 2 megapixels, porém não possui mais o flash.

O smartphone também grava vídeos (320 x 240 pixels), tem Wi-Fi
802.11b/g, tela LCD de 320 x 240 pixels de resolução, 256MB de memória
interna e acompanha cartão de memória SD/SDHC de 2GB (expansível até
32GB).

Popularização dos smartphones

A operadora Vivo também apresentou suas ofertas para o lançamento
exclusivo do Blackberry Curve 8520. Além dos planos de voz, a empresa
anunciou dois modelos de vendas baseados em pacotes econômicos criados
pela RIM, chamados BIS (Blackberry Internet Service).

A intenção da Vivo é criar um maior apelo entre os consumidores para
que os clientes possam ter seu primeiro smartphone com planos de dados
econômicos e ilimitados. No caso os planos oferecem e-mail, mensagens
instantâneas e internet (no plano BIS); ou somente e-mail e mensagens
instantâneas (plano BIS Light); tudo com uso ilimitado. Mas o
consumidor irá pagar pelos downloads extras (por megabyte baixado),
caso faça algum.

Para utilizar esses novos planos de dados, o consumidor deve ter ou adquirir um plano de voz e adicionar mensalmente 69,90 reais, se optar pelo plano BIS; ou 49,90 reais, se optar pelo plano BIS Light. No plano de voz mais em conta (50 minutos) o aparelho sai por 399 reais (plano BIS) ou 499 reais (plano BIS Light).

A exclusividade do Blackberry Curve 8520 com a operadora Vivo será durante todo o mês de outubro. Após esse período a RIM confirmou que o aparelho também será oferecido pelas outras operadoras, principalmente para o início das vendas de natal.

No segundo trimestre de 2009, a RIM viu um forte crescimento na compra de seus aparelhos no Brasil, com vendas de 194 mil celulares, contra 20 mil unidades comercializadas no mesmo período do ano passado, segundo o Gartner. Já o iPhone, da rival Apple (que não era vendido oficialmente no País no segundo trimestre de 2008), chegou a 108 mil unidades comercializadas entre abril e junho de 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail