Home > Notícias

BlackBerry lança o Q5, um smartphone para mercados emergentes

Aparelho roda o novo sistema operacional BlackBerry 10, e estará disponível nas cores preta, branca, vermelha e rosa.

Rafael Rigues*

14/05/2013 às 13h14

Foto:

A BlackBerry lançou nesta terça-feira, durante a conferência BlackBerry Live, o Q5, um smartphone com o sistema operacional BlackBerry 10 projetado para mercados emergentes.

Até o momento há poucas informações técnicas sobre o aparelho, que parece ser uma versão de menor custo do BlackBerry Q10, que chega aos EUA no início de junho. O aparelho é baseado em um processador dual-core de 1.2 GHz, tem uma tela de 3.1 polegadas sensível ao toque e com resolução de 720 x 720 pixels e teclado QWERTY integrado.

O Q5 estará disponível em partes da Europa, no Oriente Médio, África, Ásia e América Latina a partir de Julho, nas cores preta, branca, vermelha e rosa. O preço não foi informado.

blackberry_q5-360px.jpg
BlackBerry Q5

Durante a apresentação o CEO da BlackBerry, Thorsten Heins, destacou o BlackBerry Messenger (BBM), sistema de mensagens integrado ao BlackBerry 10 que inclui recursos de videoconferência. O BBM é muito popular em mercados emergentes na Ásia, e também na Europa. Carolina Milanesi, uma analista do Gartner Group, mencionou no Twitter que o aparelho parece ter sido projetado para mercados onde possa tirar proveito da popularidade do serviço com o público mais jovem.

Heins também mencionou que a loja de aplicativos BlackBerry World tem mais de 120 mil apps, e uma rede global de 650 operadoras em 175 países. O número de apps disponíveis para aparelhos com o BB10 tem causado preocupação em analistas e alguns clientes corporativos, já que é muito menor do que o catálogo de concorrentes como a App Store, da Apple, e o Google Play.

* Com informações de Matt Hamblen, Computerworld EUA

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail