Home > Notícias

Blackberry lança sua ‘App Store’

Seguindo o exemplo da Apple, RIM lança BlackBerry App World, que estreia com mais de mil aplicativos

Redação do IDG Now!

01/04/2009 às 10h19

Foto:

A RIM, fabricante do smartphone Blackberry, lança sua loja de aplicativos nesta quarta-feira (01/04), conforme já sinalizado para o setor.

A loja funcionará inicialmente apenas para usuários da América do
Norte. Segundo a RIM, outros países devem ter acesso à App World até o
final do ano.

Aplicativos de terceiros já são disponíveis para o aparelho há um bom tempo. Agora, porém, a companhia está seguindo os passos da Apple ao lançar uma loja que vai centralizar a criação e operação dos softwares. Todas as outras grandes fabricantes de smartphones estão fazendo a mesma coisa.

A Blackberry App World começará a funcionar no site da RIM a partir do meio-dia de hoje para os norte-americanos,  disse o Co-Chief Executive Officer (CEO) da companhia, Jim Balsillie, à agência Associated Press. Cerca de mil aplicativos já estarão disponíveis na hora do lançamento.

Diferente da App Store, a BlackBerry App World vai dividir a receita com as operadoras de telefonia, permitindo que elas criem suas próprias lojas dentro da loja principal. A medida também permitirá que os consumidores paguem os aplicativos adquiridos junto com suas contas telefônicas.

O lançamento da App World coincide com uma apresentação que será feita pelo outro co-CEO da RIM, Mike Lazaridis, em um evento em Las Vegas (EUA), também nesta quarta-feira. Lazaridis anunciará os planos de integrar ao BlackBerry maior capacidade de reprodução de músicas. A ideia é tornar o smartphone, já  disseminado no mercado corporativo, um aparelho mais competitivo com o iPhone e aproximá-lo dos consumidores.

A RIM, no entanto, não deu sinais de que pretende abrir uma loja de músicas online, como a iTunes Store, da Apple ou a Nokia Music Store.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail