Home > Notícias

BlackBerry OS 6 terá recursos multimídia renovados

RIM diz em seu blog que sistema operacional terá ferramentas para músicas, fotos e compartilhamento e deve ser lançado em agosto

PC World/US

22/07/2010 às 18h54

Foto:

A Research In Motion (RIM), aos poucos, vai revelando informações sobre a próxima versão de seus sistema operacional, o BlackBerry 6, e, esta semana, alguns detalhes a respeito dos recursos multimídia vieram à tona.

Ciente da pressão imposta pela Apple e pela Google, a RIM planeja colocar no mercado smartphones com a nova plataforma já no terceiro trimestre deste ano. Ela já afirmou que o software incluirá um navegador baseado em Webkit – assim como o iPhone e o Android - além de uma interface renovada e ferramentas para redes sociais.

Dentre os novos recursos multimídia, um post no blog oficial do BlackBerry destaca uma biblioteca de música mais bem acabada, com a exibição da capa do álbum e uma espécie de “carrossel”, que permitirá ao usuário navegar por sua coleção a partir da tela sensível ao toque.

O novo sistema oferecerá novas maneiras para visualizar e organizar as fotos. Elas poderão ser agrupadas por evento ou data, e exibidas em tela cheia ou em um slide show. Os usuários poderão selecionar os grupos de imagens que desejam compartilhar, ou mesmo copiá-los ou deletá-los rapidamente.

A RIM também aprimorou a experiência com a câmera do dispositivo. Em vez de navegar por menus de opções, fotos serão acessadas e corrigidas a partir da tela do smartphone. As configurações da câmera funcionarão da mesma maneira.

Em relação aos vídeos, o BlackBerry 6 tornará mais fácil a publicação do arquivo no YouTube.

Na América do Norte, detentores de celulares com a nova plataforma terão um novo serviço de podcast, que possuirá pesquisa avançada e ferramenta de publicação. Os podcast oferecidos pela RIM serão todos gratuitos.

A sincronização com iTunes e Windows Media Player continuará, mas os aparelhos com a nova versão do sistema virão com um programa para desktop, que sincronizará os vídeos e as listas de reprodução do BlackBerry com os da máquina. No comunicado, no entanto, esse recurso é mencionado como disponível para Windows, mas nada se diz sobre computadores com Mac OS.

Segundo Andrew Bocking, vice-presidente de gestão de produtos da RIM, o BlackBerry 6 estaria em fase final de desenvolvimento e, até o término do verão americano (fim de agosto), já estará pronto para ir às lojas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail