Home > Notícias

BlackBerry vende menos que iPhone no terceiro trimestre de 2008

Segundo pesquisa da Canalys, a Apple vendeu 6,9 milhões de unidades de seu smartphone, contra 6,1 milhões de aparelhos da RIM.

IDG News Service/Taipé

07/11/2008 às 9h22

Foto:

As vendas do iPhone ultrapassaram as do BlackBerry no terceiro trimestre de 2008, de acordo com um relatório da Canalys, empresa que faz análises de mercado. Com isso, a Apple também garante o segundo lugar em sistemas operacionais para smartphones.

Segundo a companhia, foram despachados 39,9 milhões de smartphones entre julho e setembro deste ano, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação desse tipo de aparelho no mercado geral de celulares também aumentou para 13%.

Os smartphones combinam as funções de um telefone com as de um computador de mão e ficaram mais populares à medida que recursos como vídeos, música e navegação pela web em alta velocidade foram acrescentados.

A Nokia manteve a liderança no segmento, mas perdeu uma importante fatia do mercado por causa da forte competição da Apple e da Research In Motion, fabricantes do iPhone e do BlackBerry, respectivamente. A empresa tem agora 38,9% do mercado, contra os 51,4% que ela detinha no mesmo período de 2007.

Segundo o estudo, a Nokia vendeu 15,5 milhões de smartphones, a Apple despachou 6,9 milhões de iPhone e a RIM vendeu 6,1 milhões de BlackBerry. A Motorola e a HTC vêm logo atrás, em quarto e quinto lugares no ranking, respectivamente.

“Já esperávamos que a Apple fosse ficar entre os três primeiros fabricantes de smartphone neste trimestre, em função das grandes vendas do iPhone 3G. A dúvida era apenas saber quanto a empresa ia crescer”, disse Pete Cunningham, analista sênior da Canalys.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail