Home > Notícias

BlackBerry Z10 chega ao Brasil nesta semana por R$ 2.449

Aparelho é o primeiro modelo baseado na plataforma BlackBerry 10, e traz recursos interessantes tanto para o usuário final quanto para o mercado corporativo.

Rafael Rigues

07/05/2013 às 13h12

Foto:

A BlackBerry anunciou nesta terça-feira o lançamento no Brasil de seu smartphone BlackBerry Z10, o primeiro baseado na nova plataforma BlackBerry 10. Disponível nas cores preta e branca, o aparelho tem preço sugerido de R$ 2.449, sem subsídios de uma operadora. O aparelho foi anunciado nos EUA em 30 de Janeiro e, segundo a fabricante, já está disponível em 52 países. É um aparelho “full touch”, ou seja, sem teclado físico, com uma tela de 4.2”, processador dual-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna, além de uma câmera traseira de 8 MP. 

bbz10_brancopreto-360px.jpg
BlackBerry Z10 está disponível nas cores preta e branca

O modelo nacional é compatível com as frequências de 4G usadas no país. Para os usuários há uma novidade interessante: é possível usar um plano de dados comum da operadora para acesso à internet, sem a necessidade de um plano especial para os BlackBerry via BlackBerry Internet Service (BIS), que tradicionalmente é mais caro.

O sistema operacional BlackBerry 10 tem vários recursos interessantes, como uma central de mensagens (e-mail, mensagens instantâneas, notificações de redes sociais) integrada, uma câmera que captura várias fotos de uma só vez e permite corrigir piscadas e movimentos súbitos e um editor de vídeo integrado.

Mas talvez o mais interessante, para o mercado corporativo, seja a capacidade de  definir áreas distintas, uma “Pessoal” e uma de “Trabalho”, no sistema. A área de Trabalho pode ser completamente gerenciada pela empresa, que pode controlar que aplicativos serão instalados e usados, quais contas de e-mail podem ser acessadas, políticas de segurança e até o papel de parede usado. A área Pessoal fica sob total controle do usuário.

Por segurança não é possível transferir informações de uma área para outra, evitando o vazamento de informações. Para alternar entre os perfis, basta um gesto rápido sobre a tela, sem a necessidade de reiniciar o aparelho.

Segundo João Stricker, Diretor Geral da BlackBerry no Brasil, o BlackBerry Q10, um modelo com teclado QWERTY integrado, também deve vir ao Brasil, porém ainda sem uma data definida. Saiba mais sobre o sistema BlackBerry 10, e o smartphone BlackBerry Z10, em nosso review da versão norte-americana do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail