Home > Notícias

Blog afirma que Facebook poderá tornar sua plataforma projeto aberto

Ação vai permitir que usuários levem as funções da rede social para serviços que não tenham relação com redes sociais.

Redação do IDG Now!

27/05/2008 às 10h18

Foto:

O Facebook tornará sua plataforma de aplicativos para a rede social um projeto de código aberto, segundo fontes próximas à questão afirmaram ao TechCrunch.

Segundo o blog
, a Plataforma Facebook, aberta para desenvolvedores em maio de 2007, a implicância mais direta da decisão será a capacidade que qualquer rede social terá de ser compatível com o Facebook.

As conseqüências da estratégia incluem a diminuição do isolamento entre os serviços sociais e o aumento da popularidade do Facebook, pela capacidade de seus aplicativos serem usados em outras redes.

"Com o anúncio, redes sociais não precisarão fechar acordos com o Facebook. Elas simplesmente mapearão as APIs existentes da Facebook Platform (algo nada trivial) e começar", afirma Michael Arrington no post.

A abertura contemplará quatro componentes: FMBL, FQL, FJS a e a API do Facebook.

A iniciativa será uma clara resposta do Facebook não apenas à plataforma OpenSocial, criada pelo Google para padronizar os aplicativos para redes sociais, como também ao Friend Connect, que pretende integrar os aplicativos em sites não sociais.

Segundo o TechCrunch, a plataforma aberta do Facebook permitirá que usuários também levem as funções da rede social para serviços que não tenham relação com redes sociais, em efeito semelhante ao Friend Connect.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail