Home > Notícias

Blogosfera alimenta boatos sobre vazamento de nova versão do Windows

Suposto vazamento de cópia do Windows 7 Milestone 1 para BitTorrent promove enxurrada de boatos e distribuição de softwares falsos

Por IDG News Service/ EUA

29/01/2008 às 17h47

Foto:

Durante o fim de semana, relatos de uma versão preliminar do Windows 7 já disponível na web começaram a aparecer online, mas, até o momento, apenas alguns usuários alegam ter visto o sistema, enquanto a Microsoft não confirmará se tal versão existe.

Leia mais:

Diversos blogueiros reportam que o Windows 7 Milestone 1, que foi enviado para integradores no começo do mês, apareceu em redes de compartilhamento BitTorrent.

Enquanto a maioria dos relatos dá conta que os torrents que teoricamente teriam o software não o contém, poucos usuários afirmam que instalaram e usaram o sistema.

Um membro da comunidade Neowin.net, que atende pelo apelido de "Kenipnet", alega em post no seu blog que instalou o WIndows 7 em seu laptop, afirmando ainda estar desapontado pelo sistema não funcionar muito bem.

"Na minha máquina primária, (o sistema) pediu pelo driver SATA (nunca aconteceu quando instalando o Vista, já que meus drivers estavam definidos como IDE na BIOS)", escreveu ele. "Após adicionar o driver a partir do meu pen drive, finalmente consegui instalar.

O sistema não funcionou após o primeiro boot, no entanto. No meu laptop, ele rodou perfeitamente, mas sem suporte à placa de vídeo. Após inúmeras tentativas, eu desisti".

Um usuário do YouTube chamado de "zhouxiaohu" publicou um vídeo mostrando um PC que parece estar rodando o Windows 7, embora seja difícil determinar a autenticidade da obra. O usuário chinês insistiu em inglês no seu site que as imagens do sistema não são falsas.

O Windows 7 é o sucessor do Windows Vista, e a Microsoft afirmou que deverá entregá-lo às lojas entre o final de 2009 e o começo de 2010. A companhia não confirmou se esta é a versão enviada para integradores, mesmo com rumores rodando a blogosfera. A empresa afirmou que não está pronta para discutir especificações do próximo Windows e se focará na adoção do Vista.

Ainda é incerto se os relatos sobre o Windows 7 são realmente válidos. Um post no Neowin afirma que a maioria esmagadora dos usuários afirmando ter usado o Windows 7 eram mentiras.

A expectativa sobre o Windows 7, potencializada pelos rumores que exploram na blogosfera, fez com que usuários oferecessem cópias falsas do suposto novo sistema operacional.

Ainda não está claro se os sistemas falsos são uma forma de crackers tentarem roubar dados de usuários.

Ainda segundo o Neowin, várias ferramentas de busca BiTorrent registram arquivos falsos que fingem ser o Windows 7 Milestone 1, algo confirmado por usuários que baixaram as cópias e comentaram nos serviços.

"É falso. Baixei 10% e abri o arquivo com um editor hexadecimal - eram apenas zeros", afirmou um leitor do Neowin identificado como "bjc4ever".

Buscas usando o termo "Windows 7" no The Pirate Bay mostram resultados cheios de comentários indicando que o sistema operacional é falso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail