Home > Notícias

Blogueiro descobre comando secreto para multitoque no Mac

Arquivo escondido no sistema operacional mostra que, em breve, a Apple pode liberar a customização dos gestos multitoque com quatro dedos no trackpad.

Dan Moren, Macworld/EUA

15/02/2009 às 22h56

Foto:

Ao fuçar em partes escondidas de uma estrutura você pode encontrar coisas curiosas. Um blogueiro do MyAppleGuide descobriu, escondido no painel de controle do Trackpad do Mac OS, uma interface que irá permitir aos usuários de Macs com trackpads multitoque - como os novos MacBooks e MacBooks Pro - definir seus próprios gestos multitoque com quatro dedos.

O arquivo encontrado é do tipo .nib, que apenas é a interface da equação - não há nenhum código ligado a ele. Mas checamos e, se você tiver um Mac multitoque, vai encontrar o mesmo arquivo em /System/Library/PreferencePanes/Trackpad.prefPane/Contents/Resources/ English.lproj/FourFingerSwipeGesture.nib.

Hoje, os gestos de quatro dedos no trackpad são engessados: para cima, mostra o desktop; para baixo, abre o exposé;, e arrastar na horizontal mostra o alternador de aplicativos. A interface sem uso ainda pode permitir novas funções, como alternar entre o Spaces e abrir o Dashboard.

Nós adoraríamos modificar os gestos multitoque do Mac. Ao começar a usar o novo MacBook, constantemente usei os gestos para abrir o Exposé e mostrar o desktop, mas quase nunca o gesto para alternar os aplicativos (prefiro o atalho command-tab).

macbook-gestomulti

Pelo visto, parece que os gestos configuráveis devem vir em um update futuro de software, embora a Apple pareça não ter seguido esse caminho ainda para manter tudo padronizado - por enquanto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail