Home > Notícias

Blu-ray 3D chega em setembro ao PlayStation 3

Sony lançará atualização de firmware para reprodução de mídia com conteúdo 3D; até vídeos YouTube 3D serão suportados.

Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!

12/07/2010 às 18h15

Foto:

Àqueles que escolheram o PlayStation 3 em parte por causa de seu suporte a discos Blu-ray, mais uma notícia para ficaram satisfeitos com a compra: a Sony, fabricante do console, confirmou a data de lançamento da atualização que fará com que o aparelho aceite os novos Blu-ray em 3D.

“Em setembro deste ano, lançaremos mais uma atualização do firmware e essa trará os filmes Blu-ray em 3D para o PS3”, disse o diretor sênior da Sony na Europa, Mick Hocking, em uma conferência na semana passada em Londres. O executivo também revelou que fotos em 3D e vídeos do YouTube em três dimensões também serão suportados.

O anúncio era esperado desde junho passado, quando jogos em 3D passaram a ser aceitos pelo console. Assim, o número de pessoas que possuirão a tecnologia deverá aumentar significativamente, já que, segundo Hocking, “há mais de 35,8 milhões de PS3 por aí”.

ps3_frontal

A partir de setembro, gamers poderão rodar Blu-ray 3D no PS3.

Pouco e caro
Nos Estados Unidos, as vendas de tocadores Blu-ray em 3D ainda são tímidas, mas os preços começam a cair. A própria Sony tem um aparelho que custa em torno de 200 dólares e a Samsung já diminuiu o preço de seu produto, de 350 dólares para uma média de 230 dólares.

No Brasil, por outro lado, apesar de não haver nenhum aparelho à venda com a tecnologia, o primeiro disco Blu-ray em 3D já está no mercado: Jonas Brothers 2D + 3D, por módicos 54 reais. Além disso, os aparelhos que exibem os filmes, apenas em duas dimensões, ainda custam em torno de 400 reais.

É importante ressaltar que, por mais que a atualização seja gratuita, o custo para se ver um filme ou jogar um game em 3D ainda é alto, pois também é necessário um televisor que suporte a tecnologia, além de óculos especiais. Aqui, Samsung e Sony já vendem TVs desta categoria, a primeira por 5.700 reais (óculos não estão inclusos) e a segunda por 13 mil reais. A LG promete lançar a sua nos próximos meses.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail