Home > Dicas

Bluetooth 3.0 pega carona no Wi-Fi e entrega velocidade de até 24Mbps

Novo padrão de conectividade sem fio promete ser mais estável e mais rápido que os atuais 3 Mbps do Bluetooth 2.0.

Ian Paul, da PC World / EUA

24/04/2009 às 15h38

bluetooth_ilustra150.jpg
Foto:

bluetooth_ilustra150.jpgA versão 3.0 desse famoso – e gratuito – modelo de conectividade foi lançada oficialmente no último dia 21. Mas você sabe quais são as novidades? A principal melhoria do Blutooth 3.0 é seu novo padrão de velocidade, que chega a 24 Mbps contra os 3 Mbps do padrão atual, de acordo com a Bluetooth SIG.

Tal velocidade é alcançada pois o padrão 3.0 utiliza o protocolo de rádio 802.11 – o que significa, basicamente, que o novo protocolo Bluetooth pega carona no sinal Wi-Fi quando transfere grandes quantidades de dados, como vídeos, música e fotos. Isso torna dispensável o uso de cabos ou uma conexão a uma rede wireless para a transmissão de grande volume de dados.

Mas as melhorias não param por aí. O novo padrão promete uma melhor responsividade de conexão e um gasto menor de bateria. Além disso, de acordo com Michael Foley, diretor executivo da Bluetooth SIG, o recurso Enhanced Power Control deve reduzir a ocorrência de quedas na conexão causadas por movimentos como o de colocar o telefone no bolso ou mochila.

A Bluetooth SIG diz que os fornecedores Atheros, Broadcom e CSR já estão entregando chips 3.0 para as fabricantes de computador, e aparelhos com o novo Bluetooth devem estar nas lojas no prazo de nove a 12 meses. Ainda não se sabe quais dispositivos serão os primeiros a usufruir das altas velocidades do padrão 3.0, mas além dos óbvios computadores e celulares, até fabricantes de televisão têm mostrado interesse.

Com tais vantagens, a tendência é de que o Bluetooth 3.0 seja cada vez mais adotado entre usuários e fabricantes; no entanto, esta nova versão terá de encarar a concorrência de outro padrão de curto alcance: o USB wireless. Com tecnologia de banda ultra larga (ultrawideband), este padrão promete alcançar velocidades de até 480 Mbps entre dois aparelhos num raio de três metros aproximadamente.

Por enquanto, o Bluetooth apostou seu futuro no protocolo mais familiar 802.11, mas pode ter certeza de que PC WORLD colocará à prova as promessas da desenvolvedora assim que os novos gadgets estiverem à nossa disposição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail