Home > Notícias

Grupo finaliza a especificação do Bluetooth 4.0

Novo padrão para transmissão de dados sem fios promete maior alcance e menor consumo de energia

Rafael Rigues

22/04/2010 às 10h56

Foto:

O Bluetooth SIG (Special Interest Group), grupo que coordena o desenvolvimento da tecnologia Bluetooth de transmissão de dados sem fios, anunciou a finalização de uma nova especificação do padrão, batizado de "Bluetooth 4.0".

Segundo o grupo, a especificação é na verdade dividida em três categorias: Bluetooth low energy, para uso em dispositivos que necessitam consumir o mínimo de energia como sensores médicos, Classic Bluetooth, uma modernização do padrão atualmente em uso em celulares, relógios, fones de ouvido e outros aparelhos e Bluetooth High Speed, para alta velocidade na transferência de dados, que pode ter usos como a impressão de documentos a partir de um smartphone ou envio de fotos e vídeos de uma câmera para um porta-retratos digital.

Uma das novidades no Bluetooth 4.0 é o maior alcance do sinal, que pode ser ajustado pelos fabricantes de aparelhos, de acordo com a necessidade, para até 60 metros, contra os 10 metros (em média) encontrados nos aparelhos atuais. 

Os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia Bluetooth 4.0 devem chegar ao mercado no final de 2010 ou início de 2011, de acordo com o Bluetooth SIG. Vale lembrar que a ampla maioria dos aparelhos atualmente no mercado segue o padrão Bluetooth 2.1 + EDR, e pouquíssimos deles adotam o Bluetooth 3.0, que foi anunciado há um ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail