Home > Notícias

Botão de “Voltar” pode desaparecer na próxima versão do Android

Códigos descobertos por desenvolvedores sugerem que a versão 10.0 do sistema do Google substituirá o "Voltar" tradicional por gestos

Da Redação

19/02/2019 às 11h35

Foto: Shutterstock

No que depender de um novo rumor divulgado no site XDA-Developers, o Google promete colocar um fim no clássico botão de "Voltar" característico no sistema Android. A novidade está sendo testada pela gigante das buscas na próxima versão da plataforma, o Android 10.0 Q, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

Desenvolvedores descobriam nos códigos iniciais do software de que o "Voltar" ficaria embutido no botão "Home". Neste caso, para retornar à tela anterior, os usuários terão de mover o dedo para a esquerda a partir do botão "Home" - aquele com um pequeno círculo bem ao centro do display. Atualmente, o Android 9.0 Pie mantém a opção dedicada ao "Voltar" em smartphones de outras fabricantes. Já nos celulares Pixels é um pouco diferente: ele só fica visível caso o usuário passe com o dedo em cima da bolinha central, que então exibe o triângulo de retorno à tela anterior.

As mesmas linhas de código também sugerem que o Google implementará uma animação mais natural às transições de tela nos aplicativos, principalmente ao movê-los para a direita. A expectativa é que o Android Q seja oficiado durante a conferência Google I/O 2019, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em Mountain View, na Califórnia (EUA).

Com informações: 9to5Google via XDA-Developers

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail