Home > Notícias

Boxee Box chega ao Brasil

Produzido pela D-Link, media center reproduz fotos vídeos e músicas armazenados em pendrives ou HDs e vídeos da internet em sua TV

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

21/06/2011 às 13h37

Foto:

A D-Link anunciou o lançamento no mercado nacional da Boxee Box, um Media Center que, quando ligado à TV, reproduz conteúdo armazenado em pendrives e HDs, além de vídeo e música em streaming disponíveis em milhares de sites na internet.

A "caixinha" tem um curioso design angular e quase não ocupa espaço. Ela é ligada à TV através de um cabo HDMI e à internet via Wi-Fi ou Ethernet. Para operá-la é usado um engenhoso controle remoto "dupla face": num lado ficam controles simplificados para reprodução de conteúdo (play/pause, direcional e botão de menu) e no outro um teclado QWERTY completo, usado para navegação na internet com o browser integrado.

boxee_box-360px.jpg

A Boxee Box e seu controle com teclado integrado

A TV foi para a internet

O software na tela da TV permite acesso fácil a conteúdo como vídeos em streaming na internet (de inúmeras fontes, como YouTUbe, Wired, TED, Comedy Central e serviços nacionais como Terra TV e Saraiva Digital) e rádios online (via Shoutcast.com). E segundo Taciano Pugliesi, Gerente de Produto da D-Link no Brasil, quando o Netflix (serviço de locação de vídeos online extremamente popular nos EUA) estrear no Brasil em Setembro, será possível acessá-lo usando a  Boxee Box. 

Este conteúdo online aparece na forma de "Apps" (aplicativos) com interfaces otimizadas para uso na TV e com o controle remoto. Atualmente são 178 Apps disponíveis, com mais conteúdo sendo adicionado regularmente. E se o conteúdo de seu site favorito não está disponível na forma de App, basta usar o navegador web incluso, compatível com tecnologias como HTML5 e Flash para acessá-lo como em um PC.

boxee_interface-360px.jpg

A interface da Boxee Box. Conteúdo online tem tanta importância quanto os arquivos locais

Também há integração com redes sociais. Ligue suas contas no Twitter e Facebook (entre outros serviços) à Boxee Box e você poderá ver uma lista com os vídeos que seus amigos compartilharam nestas redes. Da mesma forma, é possível recomendar um vídeo online que você esteja assistindo na Boxee Box aos seus amigos e seguidores.

Conteúdo local

A Boxee Box também reproduz vídeo, fotos e músicas armazenados em HDs externos e pendrives, e se destaca entre os media players atualmente no mercado pela ampla compatibilidade com formatos de áudio e vídeo. Dos populares DiVX, XViD e MKV a imagens ISO de DVDs. Também é possível buscar conteúdo em discos compartilhados em sua rede doméstica interna, como um outro PC da casa ou um NAS.

Preço

A Boxee Box estará nas lojas das redes FNAC, Americanas.com, Submarino e Magazine Luiza a partir de 29/06, com preço sugerido de R$ 899. Para usá-la a D-Link recomenda que o usuário tenha, além de uma TV com entrada HDMI, uma conexão à internet de pelo menos 2 MBit/s para acesso aos serviços de streaming de vídeo. Mais informações estão disponíveis em www.dlink.com.br/boxeebox (em português) ou no site oficial em www.boxee.tv (em inglês).

Uma curiosidade: não é preciso comprar uma Boxee Box para desfrutar de todos os seus recursos. Os mais empreendedores podem "montar" sua própria caixa, basta um computador ligado à TV e o software disponível no site oficial, que é gratuito e tem versões para Linux, Windows e Mac OS X.

Ele não tem todos os recursos da Boxee Box (um update no fim do ano irá eliminar a diferença, segundo os desenvolvedores) e você perde a comodidade do controle remoto integrado e da caixinha que quase não ocupa espaço junto à TV, mas é uma ótima forma de experimentar o conceito sem gastar um tostão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail