Home > Notícias

BP “photoshopa” imagens de esforços para conter vazamento de petróleo

Foto mostra trabalhadores sentados em frente à telas de televisão monitorando o que seriam os esforços de limpeza após o acidente.

IDG News Service

22/07/2010 às 9h03

Foto:

A companhia British Petroleum (BP) admitiu que alterou uma imagem do seu centro de controle de crise, localizado no Texas, postada no site da companhia. A imagem já foi substituída pela versão original e mostra trabalhadores sentados em frente às telas de televisão, provavelmente assistindo os esforços de limpeza após o catastrófico derramamento de óleo.

 hive_houston01.jpg

Imagem original sem o uso de editor de imagem

 

bpphotoshop8.jpg

 Imagem divulgada com o uso de editor de imagem 

Uma versão mostra que as imagens foram mal editadas, com recortes mal feitos e pontos brancos ao redor da cabeça dos trabalhadores, o que identificou a modificação do conteúdo. Ao que tudo indica, foi um trabalho muito ruim de Photoshop - especialmente para uma empresa que deveria estar prezando por sua imagem pública. 

bp.jpg

Erros de edição ajudaram a comprovar que a foto foi modificada

Outra curiosidade, é que os metadados da imagem datam a foto como 06 de março de 2001. Todas as imagens podem ser vistas no site Americablog que primeiro relatou a história. 

"Normalmente, nós usamos o Photoshop para efeitos típicos de correção de cor e corte ... Neste caso, eles copiaram e colaram imagens sobre a versão original, modificando o conteúdo das telas. Nós estamos instruindo nossa equipe de pós-produção para que isso não se repita no futuro", declarou o porta-voz da BP, Dean Scott, em um e-mail para o jornal americano Washington Post.

Embora admitindo a alteração da foto, a BP não abordou quando a foto foi realmente tirada. A versão "inalterada“ da foto também não está disponível em alta resolução para download, tornando difícil que críticos consigam, com precisão, analisar os dados.  

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail