Home > Notícias

Brad Pitt é o nome mais usado para levar malware a usuários

Um em cada cinco resultados de busca por Brad Pitt retornam sites maliciosos, com malwares que podem infectar o PC, diz McAfee.

Techworld.com/Reino Unido

17/09/2008 às 12h15

Foto:

Brad Pitt está no topo da lista de celebridades que têm seus nomes usados como isca para sites falsos.

Digitando o nome da estrela de cinema em qualquer busca, o internauta tem a uma chance em cinco de encontrar um site que hospeda malwares, de acordo com a McAfee.

Em ordem decrescente, a lista dos "top 10 dos sites fake" é seguida por Beyonce, Justin Timberlake, Heidi Montag, Mariah Carey, Jessica Alba, Lindsay Lohan, Cameron Diaz, George Clooney e Angelina Jolie.

A técnica é uma das mais utilizadas por crackers para infectar PCs: usar a paixão dos fãs para oferecer papéis de parede, toques para celular e fotos dos artistas que expõe os usuários a determinados riscos.

"Cibercriminosos empregam vários métodos e um dos mais simples, porém mais eficientes modos de atingir os usuários e infectar seus computadores é capitalizando o interesse dos americanos em fofocas de celebridades", comentou Jeff Green, da McAfee.

Analisando as últimas estatísticas, é difícil evitar a conclusão de que os criadores de malwares pensam que os obcecados por celebridades são tão ingênuos e imprudentes quanto são apegados às estrelas.

A maioria das técnicas de infecção dos malwares têm mostrado algumas evoluções nos dois últimos anos, mas as táticas dos sites falsos continuam iguais.

Na verdade, um grande problema é o modo com que os usuários interagem com as ferramentas de busca, como apontado pela própria McAfee um ano atrás.

Os motivos para a McAfee divulgar tais questões não são totalmente neutros - ao menos uma ferramenta da busca, a do Yahoo, recentemente começou a usar a ferramenta da McAfee, a SiteAdvisor, para filtrar os resultados dos sites nas buscas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail