Home > Notícias

Brasil: adoção em massa do Blu-ray só daqui a três anos

Segundo Rodrigo Altieri, diretor da Sony Dadc, empresa investirá cerca de 10 milhões de dólares para trazer tecnologia ao País.

Redação do IDG Now!

01/11/2008 às 16h23

Foto:

A adoção em massa do Blu-ray – disquinhos que têm capacidade de armazenar até 50 gigabytes (GB) de informação e chegam para substituir os atuais DVDs – deve levar “pelo menos três anos” para se concretizar. A opinião é de Rodrigo Altieri, diretor de produtos da Sony Dadc, divisão da gigante japonesa de eletrônicos que vai produzir e distribuir conteúdo Blu-ray no Brasil.

Segundo ele, a estimativa é de que existam, atualmente, cerca de 30 mil aparelhos capazes de reproduzir o novo formato no País. “Ainda é um mercado muito incipiente. Vamos ter uma explosão (na venda de Blu-ray) só daqui a três anos”, disse Altieri.

Na avaliação do executivo, a adoção vai demorar mais por causa dos custos da nova tecnologia. “O DVD se popularizou muito fortemente após o preço dos drives baixarem, o que levou à adoção pela classe C”, disse. Para ele, o fenômeno não vai se reproduzir tão rapidamente, uma vez que os reprodutores de Blu-ray nem mesmo estão sendo fabricados no país.

Apesar disso, a Sony Dadc já se prepara para começar a produção nacional dos discos de última geração nos primeiros meses de 2010, afirmou o executivo. Segundo Altieri, hoje, “nada em relação ao Blu-ray é fabricando nacionalmente”. Para produzir os discos aqui, a empresa vai investir aproximadamente 10 milhões de dólares em equipamento e treinamento de pessoal.

Além dos discos, a empresa afirma que está se preparando para produzir jogos de Playstation 2 no País, já em 2009. Conversas estão sendo mantidas com algumas empresas, mas ainda não há nada definido.

<b>Disputa</b>
O Blu-ray se firmou como o padrão de discos de última geração após vencer a disputa com o HD-DVD, em fevereiro deste ano. Além da Sony, que usa o disco em jogos para Playstation 3, diversos estúdios importantes, como a Warner, e lojas de varejo norte-americanas (Wal-mart e BestBuy) apóiam o formato.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail