Home > Notícias

Brasil dará destaque ao combate à pedofilia durante o IGF 2008

Graças a acordos de colaboração entre governo e empresas da web, País será exemplo em esforço contra crimes online, diz NIC.br.

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

24/09/2008 às 19h27

Foto:

A próxima edição do Internet Governance Forum (IGF), que ocorre de 3 a 6 de dezembro na cidade de Hyderabad, na Índia, conta com influência de peso do Brasil, graças aos recentes esforços relacionados ao combate à pedofilia online.

“O Brasil conseguiu um feito inédito”, diz o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, referindo-se aos acordos de colaboração entre o Ministério Público Federal, o Google e a Microsoft em investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.

Esta é uma das iniciativas que será exemplo e dará destaque à participação do País no fórum. “O Brasil tem um bom ponto de equilíbrio. Ao mesmo tempo em que defende a inclusão digital e liberdade de expressão na web, também defende que, se houver evidências claras de violação, quem tiver informações irá colaborar com órgãos de repressão”, explica Getschko.

“Graças ao Brasil, creio que as discussões sobre crimes online terão mais peso no fórum”, opina o vice-presidente do conselho de administração do NIC.br, António Tavares.

“A atitude e conquista do Brasil com esse ajuste de conduta repercutiu muito bem e rendeu peso ao tema de segurança na internet no evento”, expõe Tavares. “A abertura de dados para autoridades facilitará investigações não somente no Brasil, mas servirá de exemplo para a expectativa de outros países.”

O fato de dados que envolvem suspeitas de pedofilia serem repassados de forma reservada ao MPF “é uma atitude que envolve uma abertura de investigação, mas também bom senso para não passar dos limites. Além disso, uma análise cuidadosa não envolve inocentes”, afirma Getschko.

O diretor-presidente do NIC.br adianta que as linhas de discussão do IGF 2008 envolverão, provavelmente, a expressão em diversas línguas na rede, combate a crimes, inclusão digital, direitos digitais e governança.

“O modelo de gestão da internet no Brasil é muito importante, pois tem dado certo um comitê formado por governo e sociedade civil”, explica Getschko, se referindo à participação do setor empresarial, terceiro setor e comunidade acadêmica no Comitê Gestor da Internet do Brasil.

Com o fórum, também é objetivo do Brasil aperfeiçoar seus métodos para obtenção de estatísticas da internet. De acordo com Getschko, “estamos avançando bem com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, e podemos aperfeiçoar nossas pesquisas se alinharmos nossas perguntas com os questionamentos de outros países.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail