Home > Notícias

Brasil deve conhecer sistema de rádio digital que usará em fevereiro

Testes serão ser realizados nas próximas semanas para verificar o funcionamento da recepção e transmissão em ondas médias e FM.

Redação do IDG Now!

04/01/2010 às 9h02

Foto:

O governo federal pretende anunciar até o final da primeira quinzena de fevereiro de 2010 o sistema de rádio digital que será adotado no Brasil, segundo revelou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no dia 28/12/2009. Na ocasião, ele se reuniu  com sete empresários e dirigentes de associações de radiodifusão.

Nas próximas semanas, deverão ser realizados testes com transmissões digitais da Rádio Cultura e da CBN de São Paulo, além de emissoras de Belo Horizonte.

Segundo o governo, a rádio digital permitirá a realização de transmissão em ondas curtas com qualidade de som acima da média. Regiões distantes da Amazônia, cujas comunidades hoje são servidas apenas pela Rádio Nacional da Amazônia, também receberão o sistema.

Durante o encontro com o ministro, os empresários e dirigentes de entidades ouviram as transmissões em ondas curtas feitas pela Rádio Nacional a partir da Guiana Francesa, a uma distância de 2,8 mil quilômetros da capital federal.

Atualmente os sistemas americano IBOC (In-Band-On-Chanel) e o europeu DRM (Digital Radio Mondiale) estão sendo testados pelos técnicos brasileiros.

Para Hélio Costa, a digitalização do rádio irá agregar outros serviços ao cidadão, que terá acesso à transmissão de dados, fotos, gravações e até mesmo a impressão de dados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail