Home > Notícias

Brasil é o terceiro país mais atingido pela praga Kido

Conhecido como Conficker, Downup ou Downadup, vírus se espalha pelo autorun do Windows e é um dos mais perigosos do mundo.

Redação do IDG Now!

16/10/2009 às 11h50

Foto:

O Brasil é o terceiro país mais infectado pelo vírus para Windows Kido, com 13% dos ataques no país, de acordo a empresa de segurança de internet russa Kapersky Lab. Em primeiro está o Vietnã, com 19%, e em segundo lugar a Russia, também com 19%.

O Kido, também conhecido como Conficker, Downup ou Downadup, é considerado uma das pragas mais perigosas da internet, presente em 28% de todas as ameaças do mundo e 17% das ameaças da América Latina, segundo a empresa.

O vírus faz parte de um conjunto (Kido, Palevo e FlyStudio) que se propaga por dispositivos USB removíveis, como pen drives, celulares ou câmeras digitais.

O sistema que inicia automaticamente esses dispositivos no Windows, chamado de autorun, é o principal responsável pela propagação em massa do vírus.

Em uma análise da América Latina, o Kido representa 20% de todas as infecções, ou seja, 200 mil computadores.

A Kaspersky Lab alerta os usuários para que tomem medidas simples de segurança, como desabilitar o recurso autorun do Windows e trocar a senha de e-mails e redes sociais constantemente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail