Home > Notícias

Brasil mantém 5º lugar em ranking de tecnologia da América Latina

Dentre os seis países que são avaliados no estudo, Brasil só fica à frente da Colômbia. Chile lidera, seguido pela Argentina.

Redação do IDG Now!

23/04/2009 às 11h43

Foto:

O Brasil mantém a quinta colocação no ranking dos países da América Latina que mais avançam no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da Informação (ISI) feito pela everis e IESE Business School, da Espanha. A boa notícia é que o País é o único, pelo segundo trimestre seguido, a melhorar sua pontuação no índice.

Atualmente, para cada mil pessoas, o Brasil possui 777 celulares (crescimento anual de 20,5%), 232 computadores (crescimento de 19,55%), 391 usuários de internet (12,2%), 16 domínios de internet (22,3%) e 3,3 servidores (15%).

Na área de serviços, porém, o gasto total com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) diminuiu 19,4% em um ano, registrando gasto equivalente a 332 dólares por habitante.

A pontuação brasileira alcançou 4,38 pontos no ISI, um avanço de 3,1%, ficando, pela primeira vez, no mesmo nível da média da América Latina. A projeção da everis para 2010 é otimista, pois o Brasil deve ser o que menos sofrerá interferência do mercado externo. No ano que vem, o País deverá alcançar o quarto lugar, superando o México.

Ainda no próximo ano, o Brasil deve alcançar um total de 867 telefones móveis para cada mil pessoas (crescimento anual de 11,6%), o que igualaria a média latino-americana. O gasto total com TIC seria o equivalente a 356 dólares por ano para cada habitante, um crescimento de 7,3%.

O ISI é um relatório trimestral criado e divulgado para o mercado para avaliar periodicamente os avanços da TIC e também do Ambiente da Sociedade da Informação em seis países da América Latina. O Chile obteve a maior pontuação no último ISI, alcançando 5,51 pontos, seguido por Argentina (4,63 pontos), Peru (4,42), México (4,44), Brasil (4,38) e, em último lugar, a Colômbia (4,08).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail