Home > Notícias

Brasil melhora e não é mais lanterna no ranking tecnológico da AL

Segundo dados da everis, resultados em 2008 fazem País ultrapassar a Colômbia e ficar penúltimo lugar no relatório ISI.

Redação do IDG Now!

08/12/2008 às 16h41

Foto:

O Brasil é o país da América Latina que cresceu mais rapidamente no setor de tecnologia da informação e telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina. Ainda assim, o Brasil fica à frente apenas da Colômbia no ranking - que ainda tem o Chile na liderança, seguido pela Argentina, Peru e México.

O estudo, realizado pela everis em parceria a Escola de Negócios da Universidade de Navarra, na Espanha, aponta que a quantidade de celulares no País cresceu 22,9%, em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, enquanto o número de computadores aumentou 22,6% no mesmo período.

Com esses resultados, a pontuação brasileira alcançou 4,52 pontos, de acordo com o estudo. "O Brasil obteve grande destaque dentre os países analisados com crescimento em grande parte das variáveis", disse a everis, por meio de comunicado. A empresa segue afirmando que o País tem "um grande potencial de desenvolvimento nos setores de TI e Telecom" e que o crescimento deve continuar ao longo de 2009.

Números
Segundo o estudo, Brasil tem (por mil habitantes):
- 711 celulares (aumento de 22,9%, em comparação com o mesmo trimestre de 2007)
- 285 usuários de internet (aumento de 13,2%)
- 213 computadores (22,6%)
- 3 servidores (14,3%)
- 15 domínios de internet (22,4%)
- 436 dólares de gasto per capita anual em tecnologia da informação (18,2%)

O relatório afirma que o fato de o País ter obtido o grau de investimento (classificação atribuída por agências internacionais afirmando que um determinado País honra seus compromissos) e a queda do desemprego de 9,3% para 7,7% da população contribuíram para a melhora no ranking de desenvolvimento tecnológico. Nos próximos trimestres, as previsões são de crescimento maior que a média regional.

O ISI é um relatório trimestral criado e divulgado para o mercado com o objetivo de avaliar periodicamente os avanços da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações na América Latina. Atualmente, o ranking é formado por Chile (5,73 pontos), Argentina (4,95), Peru (4,89), México (4,83), Brasil (4,52) e Colômbia (4,51).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail