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Brasil: Mercado de PCs cai 6,4% em 2009 e soma 11 milhões de máquinas

Para 2010, a IDC prevê uma alta de 16% no mercado, o equivalenta de 12,8 milhões de novos PCs, com destaque para portáteis.

Redação da Computerworld

01/03/2010 às 16h02

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Na primeira queda do setor deste 2000, o Brasil vendeu 11 milhões de computadores em 2009, redução de 6,4% em relação a 2008, informou a IDC nesta segunda-feira (1/3). O motivo, segndo a consultoria, foi à redução dos investimentos das empresas por conta da crise econômica mundial,  das oscilações do câmbio e do PIB.

Para 2010, a IDC prevê uma alta de 16% no mercado, o que significa que o mercado nacional pode comprar 12,8 milhões de novos computadores, especialmente notebooks e netbooks.

As vendas de notebooks deslancharam em 2009. A categoria teve um crescimento anual de 20% em vendas, impulsionada por novas linhas de crédito e programas de inclusão digital para professores, destaca a IDC. As vendas de micros portáteis entre usuários domésticos cresceram 36% em relação a 2008. Já a demanda do segmento corporativo caiu 16% em um ano.

O quarto trimestre de 2009 foi o que registrou o maior volume de máquinas vendidas do ano passado, sinalizando a recuperação do setor. Entre outubro e dezembro de 2009 foram vendidos 3,1 milhões de computadores. O trimestre mais fraco foi o primeiro, que registrou 2,1 milhões de PCs vendidos.

A compra do primeiro desktop continua crescendo na classe C, segundo a análise, mas esse público já mostra interesse por notebooks. Já as classes A e B, deixaram de comprar PCs para adquirir notebooks para um segundo ou terceiro membro da família.

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