Home > Notícias

Brasil piora e cai quatro posições no ranking global de tecnologia

Apenas quatro economias na América Latina figuram entre as 50 primeiras colocadas e o País não faz parte delas.

Nando Rodrigues, da PC World

25/03/2010 às 12h50

Foto:

O Brasil ocupa a 61ª posição no ranking do Relatório Global de Tecnologia da Informação 2009-2010, elaborado pelo Fórum Mundial Econômico e divulgado nesta quinta-feira (25/3). O País caiu duas posições em relação ao ranking anterior e apenas quatro países latinoamericanos – Barbados (35º), Chile (40º), Porto Rico (45º) e Costa Rica (49º) – estão entre as nações com maior preparo tecnológico em todo o mundo. México também caiu e agora é o 78º colocado.

Na outra ponta, a Suécia lidara o ranking, seguida por Cingapura, Dinamarca, Suíça e Estados Unidos. As posições se alteraram significativamente em relação ao relatório anterior, cuja liderança pertencia à Dinamarca, à frenta da atual líder, Suécia. Os Estados Unidos também apresentaram um resultado ruim, caindo duas posições no relatório atual.

TIC_GLOBAL_0910

Fonte: Fórum Econômico Mundial (03/10)

Realizada pelo nono ano consecutivo, o relatório avaliou o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em 133 países. Em comunicado divulgado pelo Fórum, a economista sênior da rede de competitividade global da entidade afirma que a maior capacidade da Suécia, Cingapura e Dinamarca de implementar a TIC como plataforma para desenvolver crescimento econômico sustentável no longo prazo “aproveita da mesma postura, que nasce do foco tradicional do governo e do setor privado em educação, inovação e acesso e difusão da TIC”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail