Home > Notícias

Brasil só deve receber celulares com o sistema Android em 2009

Google espera maior maturidade da plataforma aberta para celulares antes de aconselhar aparelhos no Brasil, confirma buscador.

Guilherme Felitti, editor assistente do IDG Now!

11/04/2008 às 12h41

Foto:

Assim como o iPhone, da Apple, a plataforma móvel Android deverá conhecer oficialmente terras brasileiras apenas em sua segunda versão.

Executivos do Google Brasil confirmaram que o buscador está sugerindo aos fabricantes ligados à Open Handset Alliance que introduzam aparelhos com o sistema operacional Android apenas em 2009.

Leonardo Tristão, diretor de novos negócios e parcerias do Google no país, afirma que faz parte do planejamento trazer celulares com o sistema operacional "mais maduro" para o mercado nacional.

Saiba mais sobre o Android
>Google confirma e detalha sistema
>Primeiros celulares com Android são revelados
>iPhone x Android: novo filão para criação

Caso as fabricantes queiram trazer os aparelhos, no entanto, o Google não tem como bloquear ou se opor à estratégia, admite o executivo.

Provável primeira empresa a colocar um aparelho com Android nas prateleiras, a HTC anunciou o Dream, celular que terá 12,7 centímetros de comprimento e 7,62 centímetros de largura, com teclado deslizante e tela sensível a toque e será lançado comercialmente na Ásia durante o segundo semestre.

Além da HTC, compõe a Open Handset Alliance as fabricantes LG, Motorola e Samsung. Até agora, nenhuma das três divulgou oficialmente planos sobre o desenvolvimento de um celular com Android.

Oficializado em novembro de 2007, o Android é um esforço do Google para centralizar o desenvolvimento de aplicativos para celulares de diferentes fabricantes sobre uma mesma plataforma aberta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail