Home > Notícias

Brasil tem um computador para cada três habitantes

Segundo estudo da FGV, País tem cerca de 60 milhões de máquinas - sendo que 12,2 milhões delas foram vendidas no ano passado.

Guilherme Felitti, editor assistente do IDG Now!

26/05/2009 às 11h59

Foto:

O Brasil tem aproximadamente 60 milhões de computadores, o equivalente a um PC para cada três habitantes. Esse é um dos principais dados da 20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta terça-feira (26/05).

Segundo o estudo, em 2008, foram vendidos 12,2 milhões de computadores, um aumento de 16% em relação ao montante comercializado em 2007. A marca, no entanto, ficou abaixo da projeção de vendas de 13,44 milhões de PCs, estimada pela FGV na 19ª edição da pesquisa, divulgada cerca de um ano atrás.

De acordo com Fernando S. Meirelles, professor titular e fundador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV, a previsão é que, até 2012, o País tenha 100 milhões de computadores, o equivalente a um PC para cada dois habitantes.

O estudo ainda traçou um perfil dos computadores instalados nas empresas nacionais: 86% deles são equipados com processadores Pentium 4 ou superiores e 97% deles rodam alguma versão do sistema operacional Windows, enquanto o restante se divide entre o Unix e outros sistemas.

A Microsoft também marca forte presença com o Office: 92% das máquinas contam com alguma versão do pacote de aplicativos para escritório. Para fazer o levantamento do uso de computadores nas empresas, foram entrevistadas 2 mil empresas, sendo que 60% delas estão entre as 500 maiores companhias do Brasil. Para a FGV, essa é “uma amostra bastante representativa das médias e grandes empresas nacionais de capital privado” do País.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail