Home > Notícias

Brasil: Usuários ainda não confiam em transações financeiras online

Apenas 2% dos brasileiros usam celular para pagar contas e 43% pensam que web e 'não é segura', diz pesquisa da Unisys.

Redação do IDG Now!

10/06/2008 às 13h46

Foto:

A proporção de brasileiros que utiliza telefone celular ou organizador pessoal para pagar contas, realizar transações bancárias e fazer compras pela internet é de apenas 2%. Esta é uma das conclusões do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” realizado pela Unisys em parceria com a ICR (Independent Communications Research).

A prévia da pesquisa divulgada nesta terça-feira (10/06) constata que boa parte dos brasileiros (67%) desconsidera a possibilidade de usar um dispositivo móvel para transações online e 21% não possuem equipamento compatível para realizar tais ações.

> Veja a cobertura completa do CIAB 2008

A pesquisa foi feita pela ICR com 1.500 pessoas entre 18 e 60 anos,
das classes A, B e C das principais regiões metropolitanas do País.

De acordo com o estudo, 43% dos brasileiros acham celulares e PDAs meios “não seguros” para conduzir transações financeiras pela web e 39% avaliam como “não muito seguros”. As porcentagens dos que avaliam os portáteis como meios “muito seguros” ou “razoavelmente seguros”, somadas, é de apenas 13%.
++++
A pesquisa levantou que os homens (12%), mais jovens (15%) – entre 18 e 24 anos – e com nível universitário (17%) têm maior probabilidade de usar um dispositivo móvel para fazer transações pela internet.

Os bancos são as instituições com maior credibilidade para a realização de transações financeiras para 63% dos entrevistados. Porém, 13% acham que nenhum dos provedores assegura proteção suficiente. Já entre a população com escolaridade elevada, 72% acreditam que os bancos oferecem segurança para transacionar pela internet.

Os dados completos da pesquisa serão apresentados na quinta-feira (12/06), durante o XVIII CIAB Febraban, congresso e exposição de TI do setor financeiro na América Latina, que acontece a partir do dia 11 de junho em São Paulo. Acompanhe a cobertura completa do CIAB 2008 pelo Computerworld.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail