Home > Notícias

Brasileiro médio tem que trabalhar 51 dias para pagar por um PC

Já para comprar um notebook nacional, brasileiro médio precisa de 2,44 salários. Dados são do Marco Grap Digital.

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

19/03/2009 às 12h10

Foto:

O brasileiro precisa de 1,7 salário para comprar um desktop nacional, o que corresponde a 51 dias de trabalho. A compra de um notebook também nacional exige quase dois meses de trabalho, ou 1,9 salário. É o que revela a 9ª edição do  índice ‘Marco Gap Digital’, estudo semestral da Marco Consultoria divulgado nesta quinta-feira (19/03).

Caso a intenção seja adquirir um computador com marcas que atuam globalmente é preciso um pouco menos: 1,55 salário. No caso do notebook, terá de gastar bem mais: 2,4 salários.

"Foi a primeira vez que observamos um aumento na distância do consumidor em adquirir o produto desde o início da pesquisa", afirma  Henrique de Campos Junior, gerente de inteligência de mercado da Marco Consultora. "Já identificamos os efeitos da crise gerados pelo aumento nos preços dos produtos importados", avalia.

tabela_pcs.gif

O índice ‘Marco Gap Digital’, começou a medir o acesso da população a PCs em
outubro de 2005, e o de notebooks em setembro de 2006. Os dados se
baseiam em preços de anúncios de equipamentos de marcas nacionais e
globais, publicados em jornais de grande circulação e encartes de 20
varejistas. Os valores são convertidos para dólar e comparados à renda
média do brasileiro de 1.274 reais,
segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).

O levantamento mais recente foi feito em cinco países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México). A Argentina apresenta a maior distância para que o consumidor adquira um equipamento - um desktop de marca global custa 3,5 salários locais. Já o Chile oferece e menor distância - um PC de marca nacional pode ser adquirido com 1,37 salário.

"Desde a última pesquisa, o Brasil ultrapassou o México e tornou-se o
segundo país com acesso mais fácil a equipamentos de tecnologia, mesmo com a crise e a desaceleração das vendas no quarto trimestre de 2008" observa  Junior.

A pesquisa considera PCs com chip Intel Core 2 Quad de 2.400 GHz e notebooks com chip Intel Centrino Duo de 2.000 GHz. Em ambos, sistema operacional Windows Vista Premium e disco rígido de 320 GB e memória de 2 GB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail