Home > Notícias

Brasileiros Coluna Zero e Blogs do Além são premiados no The BOBs

Organizado pela Deutsche Welle, prêmio internacional elegeu os melhores blogs em seis categorias internacionais e 11 categorias linguísticas.

Redação do IDG Now!

15/04/2010 às 16h02

Foto:

Dois blogs brasileiros sagraram-se nesta quinta-feira (14/4) vencedores da sexta edição do The BOBs, prêmio internacional organizado pela  Deutsche Welle.  São eles: o blog Coluna Zero, mantido pelo publicitário Bruno Rezende,  ganhador na categoria Prêmio Especial Mudanças Climáticas, e o Blogs do Além, do também publicitário Viktor Knijnik, na categoria Blogwurst -  o brasileiro dividiu o prêmio com o blog russo de colagens fotográficas Acorde, Sr. Verde.

O responsável pelo principal prêmio do The BOBs de 2010 foi o blog queniano Ushahidi.com.  Os prêmios foram entregues em seis categorias internacionais e 11 categorias linguísticas. A  cerimônia de premiação será realizada durante o Global Media Forum da Deutsche Welle, em 22/6, em Bonn.

O júri escolheu os melhores weblogs em onze línguas diferentes: alemão, árabe, bengali, chinês, espanhol, francês, indonésio, inglês, persa, português e russo. Nas categorias internacionais, foram premiados: Melhor Weblog, Melhor Videoblog, Melhor Podcast, Prêmio Repórteres sem Fronteiras, Prêmio Blogwurst e Prêmio Especial Mudanças Climáticas.

O blog vencedor do concurso foi desenvolvido no Quênia por uma equipe de africanos e norte-americano. O grupo coleta notícias de usuários que embutiram o aplicativo “Ushahidi” em seus próprios sites. O aplicativo permite que informações sobre regiões de conflito e catástrofe sejam visualizadas em um mapa. O blog foi apresentado pela primeira vez no Quênia, onde houve conflitos após as eleições. Desde então, muitos usuários visitam o “Ushahidi” para encontrar vítimas do terremoto no Haiti, por exemplo.

Brasileiros e demais ganhadores

O Coluna Zero, escrito por um grupo de jovens brasileiros e capitaneado por Bruno Rezende. O espaço  aborda meio ambiente e turismo. Para suas pesquisas, os blogueiros viajam pelo País e apresentam de forma descontraída os resultados de suas pesquisas, também através de vídeos criativos. O blog veicula informações e opiniões sobre o meio ambiente, proteção ambiental e consumo responsável.

O Blogs do Além, por sua vez, aborda personalidades da história mundial. O Prêmio Blogwurst foi criado para reconhecer blogs bizarros, cômicos e únicos.

O prêmio de Melhor Vídeoblog foi para o russo “Mr. Free Man”. Trata-se de uma figura de animação, criada por um desconhecido. Como Melhor Podcast foi escolhido “Língua cajun – Tutoriais”, no qual um norte-americano da Louisiana torna disponíveis exercícios para o aprendizado da língua cajun – francês falado no sul dos EUA no início do século 19, dominado hoje somente por uma minoria.

O ganhador do Prêmio Repórteres sem Fronteiras foi o blog “Nós somos jornalistas”, de Zhila Bani Jaghob. “O prêmio é um reconhecimento de seu engajamento pela Justiça e liberdade de expressão. Ela é uma das poucas jornalistas que ainda trabalham no Irã”, disse o júri.

Neste ano, usuários de todo o mundo enviaram mais de 8.400 sugestões para os prêmios em seis categorias internacionais e 11 categorias linguísticas. Doze jornalistas, teóricos da mídia e blogueiros compuseram o júri internacional. A blogueira, jornalista e apresentadora Rosana Hermann representou a blogosfera em língua portuguesa no júri.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail