Home > Notícias

Brasileiros terão de esperar até maio pelo SP3 do Windows XP

Versão em inglês da última grande atualização para XP já pode ser baixada; a atualização em português será liberada dia 9.

Redação do IDG Now!

29/04/2008 às 10h08

Foto:

A Microsoft lança nesta terça-feira (29/04) a versão em inglês do Service Pack 3 para Windows XP, última grande atualização que o sistema operacional mais popular do mundo terá.

O pacote, que congrega todas as atualizações de segurança para o sistema desde 2004, quando o Service Pack 2 foi lançado, junto a melhorias de desempenho pontuais, tem 580 MB e poderá ser baixado no site da companhia.

Mais sobre o Windows:
>5 dúvidas sobre o SP3 do XP
> Saiba o que esperar do XP SP3
> Conheça a história do Windows
> Especial: tudo sobre o Windows Vista
> Empresas avaliam SP3 com cautela

O Service Pack divulgado nesta terça, porém, é destinado apenas a usuários que tenham o Windows XP em inglês.

Brasileiros com a versão em português do sistema operacional serão obrigados a esperar até o dia 9 de maio, quando o SP3 nacional chega às redes TechNet e MSDN.

A diferença de tempo entre o lançamento da versão em inglês e a em português é prática padrão da Microsoft - o Service Pack 1 do Windows Vista demorou quase um mês para ganhar versão traduzida.

O pacote de atualizações chegará ao Windows Update, onde deverá atingir o grande público, a partir da primeira quinzena de junho, segundo confirmou a Microsoft Brasil.
++++
O SP3 chega à internet praticamente dois meses antes da data limite definida pela Microsoft para que o Windows XP pare de ser ofertado pré-instalado ou em caixas para usuários finais, prazo postergado pela Microsoft em razão dos protestos de entusiastas do XP.

Neste meio tempo, a companhia estendeu a vida do Windows XP para ultraportáteis, como forma de não dar um setor crescente de notebooks incentivado pela plataforma Atom, da Intel, inteiramente para distribuições Linux.

O CEO da empresa, Steve Ballmer, considerou a possibilidade de ampliar o prazo para venda do XP no mercado mundial, algo prontamente negado pela Microsoft.

Ainda que não estenda, a companhia ainda deverá ver seu sistema lançado em 2001 sendo vendido nas lojas.

A Dell confirmou que usará as regras para downgrade do Windows Vista para continuar ofertando o Windows XP em suas máquinas após o prazo estabelecido pela Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail