Home > Notícias

Brasileiros terão dois perfis de interatividade na TV Digital

Não há prazo para a conclusão do trabalho de definição dos recursos disponíveis em cada perfil. Mas o Fórum SBTVD tem pressa.

Juliano Moreira, do IDG Now!

09/11/2009 às 15h45

Foto:

O consumidor terá dois perfis de interatividade na TV Digital. Foi o que definiu nesta segunda-feira (9/11),  o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), durante reunião do seu Conselho Deliberativo. O "Perfil 1" contará com recursos mais simples, já o "Perfil 2" irá operar com soluções mais avançadas.

A decisão foi tomada em meio a debates sobre a inclusão da versão 2.1 do JMF na norma Ginga-J, aprovada em consulta pública relizada no meio do ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, e que não chegou a ser publicada por conta desse impasse  técnico.

Os trabalhos para definição dos recursos que integrarão cada perfil interativo começam já, segundo a assessoria do Fórum SBTVD, mas ainda não há um prazo para conclusão. O objetivo do Conselho é manter "a celeridade e o comprometimento com que sempre foi realizado o trabalho do Fórum", para que não haja atraso ainda maior na chegada da interatividade ao mercado.

Alguns fabricantes tinham planos de lançar conversores interativos ainda este ano, para o Natal. Segundo a assessoria do Fórum SBTVD, nada os impede de fazê-lo, desde que em conformidade com a norma Ginga-NCL, já publicada pela ABNT.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail