Home > Notícias

Brecha na segurança do iOS “destrava” iPhone bloqueado

Falha "desbloqueia" smartphone e permite que usuário exiba contatos e faça ligações do celular sem digitar a senha

Macworld / EUA

26/10/2010 às 18h21

Foto:

A Intego, empresa de segurança especializada em Mac OS, alertou sobre uma possível brecha no sistema operacional móvel da Apple presente no iPhone. “Há um relato sobre um bug que permite aos usuários burlar um iPhone bloqueado e acessar determinados recursos”, disse a companhia de segurança no Mac Security Blog.

“Isso ocorre quando alguém tenta fazer uma ligação de emergência e, rapidamente, apertar o botão para bloquear o aparelho” escreveu a Intego. A empresa destacou um post no fórum MacRumors de um usuário identificado como jordand321 com o titulo “iOS 4.1 Security Issue - Bypassing the Lock Screen to Make Calls.” (Ou “problema de segurança do iOS 4.1 – burlando a tela de bloqueio para fazer ligações”, em tradução livre).

“Quando o iPhone estiver bloqueado por uma senha, toque na opção Emergency Call e digite uma combinação que não seja de emergência como ‘###’”, enumera jornand321. “Em seguida, aperte o botão para ligar e imediatamente ative o botão para bloquear a tela. Ele deve abrir o aplicativo do Phone, no qual é possível ver contatos, fazer ligações, etc”.

Uma vez que o iPhone desse usuário possui jailbreak, os membros do Mac Rumors confirmaram que o bug existe em todos os iPhones com iOS 4.1; em contrapartida, a Apple está desenvolvendo uma maneira de corrigir o erro. “Aparentemente, ele não está presente na última versão beta do iOS 4.2, logo a Apple já encontrou o bug e o consertou, ou corrigiu a fonte do problema ao ajustar as outras incorreções do iOS.

No YouTube, surgiram vídeos de usuários reproduzindo (com sucesso), a técnica. Confira abaixo o procedimento feito pelo canal tysiphonehelp, que foi postado no site ontem: (http://migre.me/1N7yR)

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail